eleições 2020

Ibope/JC/Rede Globo: Na quarta rodada de pesquisa, 7 dos 11 candidatos a prefeito do Recife não ultrapassam 1% das intenções de voto

Enquanto Charbel (Novo) sobre nas pesquisas, Claudia Ribeiro cai, Victor Assis aparece e os outros quatro candidatos permanecem estagnados

Alice Albuquerque
Alice Albuquerque
Publicado em 09/11/2020 às 22:01
Notícia

Arte: JC
Eleições 2020 - FOTO: Arte: JC
Leitura:

Seguindo a permanência de sete dos 11 candidatos a prefeito do Recife sem exceder 1% das intenções de voto na disputa majoritária, a pesquisa do Ibope/JC/Rede Globo indica que, estagnados, os candidatos Coronel Feitosa (PSC), Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), Carlos (PSL), Thiago Santos (UP) seguem com a mesma margem de 1% para os três primeiros citados, e 0% para o último. Enquanto isso, Claudia Ribeiro (PSTU) caiu nas intenções desde a última pesquisa lançada no dia 29 de outubro, de 1% para 0%, Charbel (Novo) subiu de 0% para 1%. Desta vez, Victor Assis (PCO) chegou a ser citado pelo entrevistados, mas não passou de 0% na pesquisa.

>> Em apoio à Delegada Patrícia, Marco Aurélio envia pedido de retirada de candidatura no TRE-PE

A cientista política e professora da Facho Priscila Lapa avaliou que a intenções de voto de Marco Aurélio não devem interferir de forma significativa nas intenções da Delegada Patrícia (Podemos), tendo em vista que o candidato entrou com pedido de retirada de candidatura para apoiar a Delegada após declaração de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Até o momento, ser bolsonarista não foi o suficiente para alavancar nenhum candidato. Trazer o bolsonarismo de forma mais incisiva para o pleito pode ter efeito em um possível segundo turno, que possa ser moldado por uma polarização de cunho mais ideológico. Mas agora, ao que parece, tem mais potencial de não interferir positivamente ou até mesmo aumentar a rejeição da candidata".

>> Ibope/JC/Rede Globo: Considerando somente votos válidos, disputa pela Prefeitura do Recife indica 2º turno

>> Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia dobra índice e tem maior rejeição no Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo: ''Nossa candidatura segue em ascensão para tirar o PT do caminho'', diz Mendonça

Em queda, a candidata Claudia Ribeiro (PSTU) disse ao JC não estar surpresa com o resultado e lembrou que "mesmo sem ter horário de TV, a gente pontuou 1% (na última pesquisa". "Esse 0% é reflexo da eleição que, em nada quer dizer. Um partido como o nosso sem nenhum envolvimento, não temos direito de ter tempo na TV para poder colocar nosso programa à população. O sistema eleitoral determina em quem as pessoas vão votar, é reflexo disso (o resultado). Continuamos nas campanhas e nas lutas cotidianas, denunciando. A população não tem acesso a todas as alternativas como ela deveria ter se fosse efetivamente democrática".  

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos lidera todos os eventuais cenários de segundo turno no Recife

Em nota, Charbel afirmou que mesmo fazendo uma campanha sem dinheiro, foi atingido uma quantidade de eleitorado consciente. "E que busca uma renovação de verdade, tanto de ideias quanto de propostas, que decidiu apoiar o nosso projeto como o melhor para o Recife e que não se deixa manipular com base nas pesquisas".

A quarta pesquisa do Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 7 e 9 de novembro de 2020. A pesquisa foi realizada com o total de 1001 entrevistados votantes, sendo eles do sexo feminino e masculino, entre 16 e mais de 65 anos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, lembrando que a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados na amostra.

A reportagem do JC não conseguiu contato com os demais candidatos citados

Rejeição

Coronel Feitosa (PSC) continua sendo o candidato com maior rejeição, com 28% das intenções desde a segunda pesquisa do Ibope/JC/Rede Globo, seguido Victor Assis, que subiu de 14 para 15% e por Charbel, Carlos e Marco Aurélio Meu Amigo que tiveram queda sendo, respectivamente, de 18 para 17%, de 18 para 16%, de 14 para 13%. Tendo Claudia Ribeiro e Thiago Santos estagnados, com 14% e 16%.

Artes/SJCC
Índice de rejeição na quarta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/SJCC
Artes/SJCC
Intenção de voto na quarta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/SJCC

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias