Eleições SJCC

Ibope/JC/Rede Globo: ''Nossa candidatura segue em ascensão para tirar o PT do caminho'', diz Mendonça

Democrata foi citado por 17% dos entrevistados nesta quarta rodada da projeção, um crescimento de 4 p.p desde a última fase do estudo, que saiu em 29 de outubro

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/11/2020 às 21:32
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Mendonça Filho (DEM), candidato a prefeito do Recife - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Depois de ver as menções ao seu nome despencarem 6 pontos percentuais (p.p) entre a primeira e a terceira rodadas da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, o candidato da coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PSDB, PTB e PL), Mendonça Filho (DEM), apresentou uma recuperação acima da margem de erro no levantamento divulgado nesta segunda-feira (9). O democrata foi citado por 17% dos entrevistados nesta quarta rodada da projeção, um crescimento de 4 p.p desde a última fase do estudo, que saiu em 29 de outubro.

A assessoria de imprensa do candidato diz que ele não comenta pesquisas de opinião, mas, no Instagram, o democrata publicou a imagem de um gráfico com dados do levantamento e comemorou os números. "O Recife que não aguenta mais PSB e PT já escolheu e vai de Mendonça 25! O Ibope acaba de confirmar crescimento de quatro pontos da nossa candidatura, que segue em ascensão para tirar o PT do caminho, impedindo que o 2º turno se transforme numa infeliz disputa de primos. A soma de todos vocês é fundamental! É agora! Vamos juntos na #onda25 derrotar a esquerda e mudar o Recife", declarou, na publicação.

>> Ibope/JC/Rede Globo: Considerando somente votos válidos, disputa pela Prefeitura do Recife indica 2º turno

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos lidera todos os eventuais cenários de segundo turno no Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo: João segue líder no Recife; Marília e Mendonça disputam 2º lugar, com Delegada Patrícia em queda

>> Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia dobra índice e tem maior rejeição no Recife

A quarta rodada do estudo foi realizada entre os dias sete e nove de novembro. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife, a margem de erro máxima estimada é de 3 p.p para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, encomendada pelo Jornal do Commercio e Rede Globo, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE07456/2020.

No desempenho do democrata neste levantamento, chama atenção o crescimento das citações ao seu nome, em comparação com a terceira rodada, entre os entrevistados com 55 anos ou mais (de 17% para 26%), entre os que possuem renda familiar de mais de 5 salários mínimos (de 15% para 24%), entre os que têm entre 35 e 44 anos (de 11% para 20%) e junto àqueles que avaliam negativamente a atual gestão da cidade (de 11% para 19%).

Outro fato que a pesquisa revela é a queda de mais de 10 p.p da rejeição de Mendonça desde o primeiro levantamento. Em 2 de outubro, o ex-governador e o candidato João Campos (PSB) eram os mais rejeitados pelos entrevistados, aparecendo com 36% das menções cada. Na rodada de 15 de outubro, o democrata já surge com 28%, passa para 30% no dia 29 de outubro e chega agora ao seu patamar mais baixo, de 24% das citações.

A queda na rejeição do candidato talvez ainda possa explicar a melhora do seu desempenho nas simulações de segundo turno que o Ibope fez, principalmente quando o candidato está frente a frente com a Delegada Patrícia (Pode). Nos levantamentos anteriores, as projeções mostravam que o democrata perderia o embate contra a policial, mas agora 46% dos participantes da pesquisa disseram preferir o ex-ministro da Educação, enquanto 27% apoiaram a candidata do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

No cenário de segundo turno com João Campos, 48% dos entrevistados dizem votar no socialista e 33% em Mendonça. Quando enfrenta Marília Arraes (PT), 41% dizem que votam na petista e 39% apostam no democrata.

AGENDA

Iniciando a sua última semana de campanha antes do primeiro turno das eleições deste ano, Mendonça Filho visitou, nesta segunda-feira (9), a comunidade terapêutica Projeto Purim, localizada em um sítio no Grande Recife. No local, Mendonça e a candidata a vice na sua chapa, Priscila Krause (DEM), reafirmaram o seu compromisso no combate às drogas e no acolhimento de dependentes químicos e destacaram ações que pensam em colocar em prática caso sejam eleitos.

"Além de melhorar os equipamentos existentes na prefeitura, em nossa gestão faremos parcerias importantes e essenciais com as comunidades terapêuticas das igrejas, tanto a Católica quanto as evangélicas", disse o candidato. Em seu programa de governo, Mendonça detalha, entre outras ideias nesta área, o programa Conte Comigo, que tem por objetivo auxiliar e orientar mães e familiares de dependentes químicos com assistência social e psicológica.

Outra medida que o ex-ministro da Educação diz que quer implementar são parcerias para fortalecer o trabalho das igrejas na recuperação de usuários de drogas. "A droga é um inferno, que destrói tudo e afeta muitas famílias recifenses, e isso precisa de atenção especial do prefeito, o que não acontece na atual gestão do PSB. Eles fingem que o problema não existe", detalhou. Observando que esse tipo de iniciativa em geral sobrevive apenas de doações, Mendonça também se comprometeu a conceder auxílio financeiro às ONGs que combatem as drogas e comunidades terapêuticas já a partir de janeiro de 2021, se eleito.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias