plano diretor

Comissão encerra trabalhos, e Plano Diretor do Recife pode ser votado

O documento define as regras de planejamento urbano da capital

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 15/12/2020 às 17:59
NE10
O Plano Diretor pretende definir o crescimento da cidade pelas questões ambientais, de mobilidade, zonas de interesse humano, preservação da memória, garantia de moradia e lazer dos moradores. - FOTO: NE10
Leitura:

Atualizada às 23h18

Com votação inicialmente prevista para o mês de abril, o novo Plano Diretor do Recife deve ser votado pelos vereadores em plenário nos próximos dias. Última reunião da comissão da revisão do plano aconteceu nesta terça-feira (15), e a previsão é de que o relatório seja entregue ao presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB) - quem define a inclusão do projeto na pauta da Ordem do Dia - até o fim desta semana, ou antes disso. Com a aprovação da matéria, a implementação vai ficar para a gestão do prefeito eleito João Campos (PSB). 

Sendo uma das matérias mais importantes que tramitam na Casa de José Mariano, o Plano Diretor define o planejamento urbano da capital que objetiva um modelo de desenvolvimento sustentável para os próximos 10 anos. A matéria teve de ser adiada em decorrência da pandemia do coronavírus, após a aprovação de um requerimento em março deste ano, que prorrogou por 180 dias o funcionamento da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor. À época, o vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade), presidente da comissão, informou que já tinha sido votado cerca de 40% das 530 emendas divididas em blocos.

>> Regada a conflitos, Primeiro Plano Decenal para a Primeira Infância do Recife é aprovado na Câmara

>> Ministério Público de Contas pede que vereadores do Recife evitem gastos públicos 'desnecessários' para festa de posse

Coutinho comunicou, nesta terça-feira (15) que a previsão para a entrega do relatório ao presidente da Casa é "até o final dessa semana", podendo ser antes. "A minha previsão é até o final da semana, mas depende muito do relator. Se ele já tiver avançado, a gente pode entregar, talvez, até amanhã. Vamos avaliar", salientou.

>> 'Vamos pagar o que for usado', diz 1º secretário da Câmara do Recife sobre festa de posse dos vereadores; valor ficou em R$ 70 mil

Procurado pelo JC, através de nota Eduardo Marques ressaltou que a votação do Plano Diretor é uma prioridade para a Casa e para o povo do Recife. "Assim que o relatório chegar à Mesa Diretora iremos imediatamente colocar em pauta, porque a votação no plenário é fundamental para todo o ordenamento urbano da cidade na próxima década".

Na última segunda-feira (14), seis vereadores se reuniram em Comissão para discutir 132 emendas. As propostas analisadas foram de reordenamento urbano, ocupação do solo, áreas especiais de proteção ambiental, estacionamentos e coeficientes urbanísticos. Segundo o site da Câmara do Recife, a reunião durou quatro horas e meia.

Veja a reunião da Comissão do Plano Diretor desta terça-feira:

Comentários

Últimas notícias