Prefeitura do Recife

Murilo Cavalcanti vai permanecer na Secretaria de Segurança do Recife no governo de João Campos

Atual secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti segue no comando da pasta, que a partir da reforma administrativa aprovada na Câmara, passará a ser chamada de Secretaria de Segurança Cidadã

Mirella Araújo Luisa Farias
Cadastrado por
Mirella Araújo
Luisa Farias
Publicado em 29/12/2020 às 20:45 | Atualizado em 29/12/2020 às 21:14
ACERVO JC IMAGEM
A gestão de Murilo Cavalcanti na Secretaria de Segurança Urbana do Recife é marcada pela iniciativa do Centro Comunitário da Paz (Compaz) - FOTO: ACERVO JC IMAGEM

Os anúncios para o secretariado do futuro governo do prefeito eleito João Campos (PSB) seguem nesta terça-feira (29). Por meio das redes sociais, o socialista informou que o atual secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, segue no comando da pasta, que a partir da reforma administrativa aprovada na Câmara dos Vereadores, passará a ser chamada de Secretaria de Segurança Cidadã. 

>> Nomes de partidos aliados cotados para integrar secretariado de João Campos começam a ganhar força

"Especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão, e ainda experiência em urbanismo social e políticas territoriais de promoção da cidadania, cultura de paz e empreendedorismo social, Murilo segue no comando da pasta que, na nossa gestão, reforçará ainda mais as ações de prevenção e garantia da cidadania", disse João no Twitter.

Segundo afirma João, Murilo deve avançar na iniciativa do Centro Comunitário da Paz (Compaz), carro-chefe da sua gestão na secretaria e uma das principais vitrines do governo do prefeito Geraldo Julio (PSB). Durante a campanha, o prefeito eleito prometeu transformar o Centro Social Urbano (CSU) Bidu Krause em um Compaz.

>> Centro Social Urbano Bidu Krause será transformado em Compaz, promete João Campos

Mas o secretário deve atuar em outras frentes, segundo João, a exemplo da "redefinição do papel da Guarda Municipal na segurança ostensiva". O armamento da guarda foi um assunto amplamente discutido durante a eleição do Recife e era defendido por vários candidatos do campo da direita. João se manifestava contra o armamento da guarda, argumentando que não havia comprovação de redução da violência com a medida, ao contrário do Compaz. 

João Campos vem mesclando nomes já conhecidos, seja por sua atuação no Governo de Pernambuco ou na Prefeitura do Recife com pessoas mais novas, mas não sem experiência na gestão, na composição do seu secretariado. Ele também segue a promessa de campanha de indicar mulheres para metade dos cargos de liderança para o futuro governo.

Da atual gestão de Geraldo Julio, ele já garantiu a permanência de Murilo Cavalcanti e da secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna. Do governo Paulo Câmara (PSB), João chamou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio para atuar na pasta municipal. 

Aliados

Ao ser eleito com uma das três maiores frentes de partidos aliados do país, João Campos terá que mostrar habilidade na articulação política para equacionar os quadros técnicos e aqueles que possam contemplar os espaços das legendas que formam sua base de apoio. Desde o domingo (27), Campos tem utilizado as redes sociais para divulgar os primeiros nomes escalados para compor o secretariado, que terá 18 pastas, uma a menos que a atual gestão do prefeito Geraldo Julio.

Murilo Cavalcanti é fiel aliado do senador Jarbas Vasconcelos (MDB) e do presidente estadual do MDB, Raul Henry, e também tem forte ligação com Geraldo Julio. Além dele, outros nomes emedebistas também foram colocados à mesa, como o do vereador Samuel Salazar, que deverá assumir a liderança do governo na Câmara Municipal do Recife. O primeiro suplente de Jarbas Vasconcelos, Fernando Duere, também seria outra opção colocada à disposição, mas teria declinado sobre essa possibilidade.

Desmembrada da Secretaria de Cultura e Lazer, a Secretaria de Esportes tem seu titular já dado como certo, o vereador Rodrigo Coutinho, do partido Solidariedade. O espaço se dá em reconhecimento a sua atuação durante a campanha, e também abre vaga para o candidato a vereador Paulo Muniz, na primeira suplência. Havia uma expectativa de que a secretaria pudesse ficar na cota do PSB, por meio de uma indicação do deputado federal Felipe Carreras.

Em suas redes sociais, Carreras postou uma homenagem com os quadros que compõem a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que tem a secretária Ana Paula Vilaça cotada para permanecer na gestão.

No PDT as costuras também estão sendo finalizadas e não é descartada a possibilidade da vice-prefeita Isabella de Roldão vir a ocupar também uma secretaria. No entanto, tem sido bem avaliado o nome da advogada e ex-candidata ao Senado, Adriana Rocha.

Nos bastidores, Adriana teria sido uma peça importante no imbróglio envolvendo Isabella de Roldão e o deputado federal Tulio Gadêlha, que chegou a retirar seu nome como pré-candidato a prefeito do Recife, depois apresentou o nome do enfermeiro Rodrigo Patriota para compor a chapa do PSB, mas acabou sendo rifado pelo partido. A Secretaria de Habitação - que tinha Isabella como titular até se desincompatibilizar do cargo, e hoje é gerida pela arquiteta Ana Paula Lins, também indicação do PDT - e a Secretaria da Mulher, estão no radar dos pedetista.

Já no PSD, os nomes ventilados são os de Andréa de Paula Travassos, coordenadora do PSD Mulher de Pernambuco. E Maria Claudia de Paula, que foi diretora da Empetur na gestão do ex-governador Eduardo Campos. O presidente estadual do PSD, o deputado federal André de Paula, nega que já tenha conversado com João Campos sobre as possíveis indicações do partido e que caberá ao prefeito eleito definir os seus secretários municipais.

 

Comentários

Últimas notícias