Plano Diretor do Recife é sancionado pelo prefeito Geraldo Julio

A lei 18.770/2020 do Plano Diretor foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Município
Alice Albuquerque
Publicado em 30/12/2020 às 13:09
A sanção do Plano Diretor foi publicada no Diário Oficial do Recife nesta quarta-feira (30) Foto: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM


Aprovado na Câmara do Recife em 21 de dezembro, o Plano Diretor foi sancionado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) nesta quarta-feira (30) com publicação no Diário Oficial. Quem deve assumir os primeiros quatro anos da vigência da lei projetada para os próximos 10 anos é o prefeito eleito João Campos (PSB).

>> Novo Plano Diretor é aprovado pelos vereadores do Recife

REPRODUÇÃO - Publicação da sanção do Plano Diretor no Diário Oficial do Município

A apreciação da matéria não chegou a contar com a devida participação popular e foi votada às pressas com reuniões exaustivas da Comissão de Revisão do Plano Diretor, que analisou 513 emendas. A sessão ordinária da primeira discussão chegou a ter mais de 6 horas de duração e contou com manobras da oposição para que a matéria só fosse votada no próximo ano, com a possibilidade de participação da sociedade civil.

>> Com mais de 6 horas de duração, Plano Diretor é aprovado em 1ª discussão na Câmara do Recife

O documento foi sancionado sem vetos com 243 emendas aprovadas pelas vereadoras e vereadores da capital. Ele orienta a ocupação do solo, tomando por base interesses coletivos da população, como a preservação da natureza, da memória e dos interesses particulares dos moradores.

>> Matéria define planejamento urbano da cidade pelos próximos 10 anos

Formulado pela Secretaria de Planejamento Urbano e apresentado e aprovado no Conselho da Cidade do Recife, o texto da lei 18.770/2020 traz, entre outras medidas, a incorporação e regulamentação já existentes de proteção às Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), criação das Zeis do Pilar e ampliação de outras 21, com foco em investimento em moradia, emprego, infraestrutura, saneamento e áreas de lazer para as regiões.

O Novo Plano Diretor permite, dentre outas disposições, a construção de prédios de 40 andares vizinhos às Zonas de Preservação do Patrimônio Histórico, no centro do Recife. Os imóveis localizados nas Zeis e vizinhos aos eixos de transporte público poderão adotar os parâmetros de construção das Zonas de Reestruturação Urbana (ZRU) adjacentes. O coeficiente de construção superiores ao estabelecido no Plano Diretor está atribuído a 16 áreas da cidade, (Bairro do Recife, Jiquiá/Zepelin, Santo Amaro/Vila Naval, Tacaruna, Aeroclube, Várzea, Parque dos Manguezais, Boa Vista, Parque Capibaribe estão entre as áreas).

TAGS
recife política câmara do recife prefeitura do recife geraldo julio joão campos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory