Saiba como será a posse de João Campos como prefeito do Recife

Antes da cerimônia de posse, haverá a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Recife
Luisa Farias
Publicado em 30/12/2020 às 22:10
João Campos Foto: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM


O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), e a vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão (PDT), tomam posse nesta sexta-feira (1º) para o mandato de 2021 a 2024 no plenário da Câmara Municipal do Recife, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana. Ás 15h, está marcada para começar a reunião solene de posse dos 39 vereadores eleitos do Recife, presidida pela vereadora mais votada na eleição de 2020, Dani Portela (PSOL), que obteve 14.114 votos. Depois, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022. A posse do prefeito e da vice ocorre em sequência, já sob a condução do presidente eleito da Casa. 

Neste dia 1º de janeiro, os prefeitos vitoriosos nas urnas na eleição de 2020 tomam posse em todo o País. Em Pernambuco, as atenções se voltam para a posse do prefeitos reeleitos dos principais municípios pernambucanos. A do Professor Lupércio (SD), de Olinda, será às 16h na Câmara Municipal. Já a de Anderson Ferreira (PL), de Jaboatão dos Guararapes, está marcada para as 16h, na Quadra do Colégio Divino Mestre, em Piedade. A de Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru, ocorre às 16h no Centro de Convenções de Caruaru, no Senac. E a de Miguel Coelho (MDB), de Petrolina, vai ser às 18h na Concha Acústica ao lado da Igreja Catedral. 

Depois de polêmica acerca do porte da solenidade - inicialmente com um pregão de R$ 132 mil - a cerimônia segue no modelo presencial, mas com um público restrito para evitar aglomerações, e com a adoção dos protocolos sanitários de prevenção à covid-19. Cada vereador eleito poderá levar apenas um convidado ao local. Os parlamentares ficarão nas cadeiras do plenário e os convidados nas galerias. Além dos parlamentares, só poderão ter acesso ao plenário os funcionários envolvidos na cerimônia e profissionais da imprensa credenciados. O evento será transmitido ao vivo no site da Casa José Mariano e também ficará disponível posteriormente. 

A prática do parlamentar mais votado na eleição ser o presidente da sessão de posse dos vereadores está prevista no Regimento Interno da Casa. A segunda e o terceiro mais bem votados, Andreza Romero (PP,), com 13.249 votos, e o Pastor Júnior Tércio (Podemos), com 12.207 votos, ocuparão a 1ª e a 2ª secretarias, respectivamente. Os três parlamentares vão iniciar a solenidade. Eles irão receber os diplomas e as declarações de bens dos vereadores eleitos e conduzir o juramento. 

A Mesa Diretora da Câmara é composta pelos cargos de presidente, três vice-presidentes, três secretários e dois suplentes. A votação será nominal e aberta. 

Para a Presidência da Casa, deve haver bate-chapa entre o atual 1º secretário, Romerinho Jatobá (PSB) e o vereador oposicionista Ivan Moraes (PSOL). O atual presidente, Eduardo Marques (PSB), tinha se colocado como candidato à reeleição, mas segundo Romerinho, Eduardo abriu mão do pleito, o que não foi confirmado por ele.

Para o cargo de 1º secretário, tudo indica que o atual líder do governo, Eriberto Rafael (PP), vai assumir a vaga, pois é candidato único, já que Helio Guabiraba e Aderaldo Pinto desistiram de se candidatar. Já Samuel Salazar (MDB) deve assumir o lugar dele na liderança da bancada governista. Este é o cenário que se desenhava na quarta-feira (30).

Encerrada a eleição, o presidente convoca a cerimônia de posse do prefeito e da vice-prefeita do Recife. João Campos e Isabella de Roldão foram eleitos no segundo turno da eleição com 447.913 votos Com 27 anos, João é o prefeito eleito mais jovem da capital pernambucana. Isabella de Roldão era secretária de Habitação no governo de Geraldo Julio e tinha se colocado como pré-candidata a prefeita antes do PDT indicar o seu nome para compor a vaga de vice da Frente Popular.

Depois da posse, o prefeito e a vice seguem para a sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, bairro do Recife, para a transmissão dos cargos. O evento terá uma lotação ainda mais restrita. Estarão presencialmente apenas João Campos, o prefeito Geraldo Julio (PSB), o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) e o governador Paulo Câmara (PSB). Haverá transmissão da solenidade através do Youtube da Prefeitura do Recife.

Secretariado

O socialista começou a anunciar os cargos do primeiro escalão no último domingo (30) e já tinha todos os nomes na quarta (30). A reforma administrativa municipal aprovada na Câmara nesta semana prevê 18 secretarias, uma a menos do que a estrutura atual. As pastas de Mobilidade e Planejamento Urbano serão fundidas para dar lugar a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento. Dois dos atuais secretários municipais vão permanecer nos seus cargos. São eles Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana. A pasta comandada por ele terá o seu nome modificado para Secretaria de Segurança Cidadã.

Vão ocupar os demais cargos no primeiro escalão Glauce Medeiros (Secretaria da Mulher), Carlos Muniz (Secretaria de Governo e Participação Social), Rafael Dubeux (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Maria Eduarda Medicis (Secretaria de Habitação), Cacau de Paula (Secretaria de Turismo e Lazer), Rodrigo Coutinho (Secretaria de Esportes), Carlos Ribeiro (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Erika Moura (Secretaria de Saneamento), Leonardo Bacelar (Secretaria de Política Urbana e Licenciamento), Adriana Rocha (Secretaria do Trabalho), Giovana Gomes Ferreira (Procuradoria Geral do Município), Maíra Fischer (Secretaria de Finanças), Gilberto Prazeres (chefia do gabinete de Imprensa), Felipe Martins Matos (Secretaria de Planejamento e Gestão), Marília Dantas (Secretaria de Infraestrutura), Ricardo Mello (Secretaria de Cultura), Fred Amâncio (Secretaria de Educação), Luciana Albuquerque (Secretaria de Saúde).

TAGS
joão campos prefeitura do recife câmara do recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory