PANDEMIA

Governadores pedem a Bolsonaro providências imediatas para aquisição de novas vacinas contra covid-19

Os governadores pedem que o governo federal possa adotar medidas imediatas para aquisição de novas doses junto aos organismos internacionais e entidades estrangeiras

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 04/03/2021 às 19:37
ALUÍSIO MOREIRA/SEI
O governador Paulo Câmara (PSB), foi um dos gestores que subscreveu a carta encaminhada ao presidente da república - FOTO: ALUÍSIO MOREIRA/SEI
Leitura:

Governadores de 14 estados, incluindo Pernambuco, assinaram, nesta quinta-feira (4), uma carta direcionada ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pedindo adoção imediatas de providências que possam garantir novas doses da vacina contra a covid-19, junto as entidades estrangeiras e organismos internacionais. No apelo, os gestores afirmam que "estão no limite de suas forças e possibilidades", mesmo com a instalação de novas vagas nas UTIs, contratação de profissionais de saúde de diversas áreas, compra de equipamentos e investimentos para manter o distanciamento social. 

>> 'Estamos no início de um período que deve ser muito duro", alerta secretário sobre covid-19 em Pernambuco

>> Em discurso, Bolsonaro diz que 'mimimi' e 'frescura' têm que acabar

>> "Só se for na casa da tua mãe", diz Bolsonaro sobre pedidos para compra de vacinas contra covid-19

"Esse conjunto de ações, ainda que indispensável, demonstra estar próximo do exaurimento. Ninguém discorda de que, nas próximas semanas, talvez meses, a pandemia seguirá ceifando vidas, ameaçando, desafiando e entristecendo todos nós", afirma trecho da carta. 

Os governadores também dizem reconhecer que existe uma grande procura pelas vacinas junto a diferentes fornecedores.  "Acompanhamos o anúncio de novas aquisições pelo Ministério da Saúde, mas também percebemos que é preciso agilizar mecanismos de compra, explorar e concretizar todos os meios de aquisição disponíveis, para vacinar, no menor espaço de tempo possível, a maior quantidade de brasileiros. Se não tivermos pressa, o futuro não nos julgará com benevolência.", declara o documento.

Diante desse quadro, eles pedem não só ao Ministério da Saúde, mas ao Ministério das Relações Exteriores, que seja feito um esforço maior para que, em curto prazo, possa se obter um número consideravelmente superior de doses. Os governadores sugerem que seja feito um requerimento de apoio a intermediação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"O percentual de vacinas aplicado no Brasil, a despeito do empenho de governadores, prefeitos e profissionais da saúde em todo o País, ainda é muito baixo e, no ritmo atual, infelizmente, atravessaremos o ano lamentando a irreparável perda de vidas, além da baixa expectativa de imunizar efetivamente todos os grupos prioritários. Os exemplos cada vez mais bem-sucedidos de países que estão contendo a pandemia por meio da vacinação, combinada com outras práticas de prevenção e higiene, não remete a outro caminho que não seja o esforço político e diplomático de todos – liderado no plano das relações internacionais pelo governo brasileiro – a fim de garantir, desde logo, novos carregamentos de vacinas", complementa a carta à Bolsonaro. 

 

TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
Por trás do gesto, está o desejo dos empresários de poder comprar imunizantes para aplicar em seus funcionários - FOTO:TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
DIEGO NIGRO/PCR
Mais de 400 mil doses das vacinas já foram aplicadas no Estado - FOTO:DIEGO NIGRO/PCR

Comentários

Últimas notícias