Pesquisa

Datafolha: 49% dos brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro; 46% são contra

Levantamento indica um crescimento da rejeição ao presidente

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/05/2021 às 16:34
Notícia
MARCOS CORRÊA/PR
Pesquisa do Datafolha mostra que 49% dos brasileiros apoiam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, enquanto 46% se dizem contrários - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR
Leitura:
Pesquisa do Instituto Datafolha publicada neste sábado, 15, mostra que 49% dos brasileiros apoiam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, enquanto 46% se dizem contrários.
 
O levantamento indica um crescimento da rejeição ao presidente. Isso porque na última pesquisa, realizada em março deste ano, 50% afirmavam se opor ao impeachment, enquanto 46% se declararam a favor. Houve, portanto, uma inversão de posições.
Na série de sondagens do Datafolha sobre o tema, o impeachment chegou a ser rejeitado por 53% dos entrevistados em janeiro, ante 42% apoiando a cassação.
 
A pesquisa desta semana também foi a primeira em que o grupo favorável ao afastamento apareceu numericamente à frente do grupo contra essa medida, de acordo com o Datafolha.
 
Apesar da vantagem numérica, a situação é de empate técnico entre as duas posições, pois a oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O Datafolha entrevistou presencialmente 2.071 pessoas em todo o Brasil nos dias 11 e 12 de maio.
 
O detalhamento da pesquisa revela ainda que o apoio ao afastamento de Bolsonaro é maior entre jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores do Nordeste (também 57%), desempregados que procuram emprego (62%) e pessoas que dizem ter muito medo do coronavírus (60%). Já entre eleitores do ex-presidente Lula, o apoio ao impeachment atinge o pico de 74%.
 

CPI da Covid

A maioria dos brasileiros apoia a criação da CPI da Covid no Senado, mas duvida que a investigação terá algum resultado efetivo. Uma pesquisa do instituto Datafolha apontou que 82% são a favor da CPI. Fazem parte deste grupo inclusive os entrevistados que aprovam a gestão Bolsonaro. Concordam com a criação da CPI 67% dos que avaliam o governo como ótimo ou bom. Esse porcentual vai para 90% entre quem reprova o governo do presidente Jair Bolsonaro.

A maioria dos brasileiros (57%) acredita que a investigação será apenas uma encenação. Têm esperança de algum resultado efetivo 35% dos entrevistados. A pesquisa do Datafolha foi realizada com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Últimas notícias