TRANSNORDESTINA

Anderson Ferreira defende mudança de foco na discussão sobre Transnordestina

"Jaboatão é parte interessada nessa discussão porque se encontra numa posição estratégica em relação a Suape" afirma o prefeito Anderson Ferreira, ao defender a participação dos prefeitos dos municípios por onde a ferrovia passará até Suape

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 10/08/2021 às 18:08
Notícia
X

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), afirmou nesta terça-feira (10), que a discussão sobre a construção do ramal da Ferrovia Transnordestina precisaria ter um foco diferente. De acordo com o gestor, mesmo reconhecendo que os argumentos apresentados pelo governos federal e estadual, e pela concessionária responsável pela obra, tenham fundamento, só tem sido falado acerca do que poderá ser transportado do estado do Piauí, principalmente minério e produtos agrícolas, até o Porto de Suape.

Outro ponto em questão é a participação dos prefeitos dos municípios por onde a ferrovia passará até Suape. "É necessário atualizar os estudos de cargas de retorno de Suape feitos à época da concepção do projeto para vermos de fato o que é mais viável economicamente. Jaboatão é parte interessada nessa discussão porque se encontra numa posição estratégica em relação a Suape. Acredito que outras cidades podem contribuir positivamente quando forem incluídas nesse debate, o que não aconteceu até agora”, declarou o gestor. 

O prefeito também afirmou que, além da economia que o ramal ferroviário representa no transporte de produtos, as cidades seriam beneficiadas, também, com a construção de plataformas logísticas que receberiam as cargas provenientes do porto. “Temos que pensar no desenvolvimento, não só dos municípios que têm jazidas de minérios ou produção agrícola para escoar, mas também nos benefícios que a Transnordestina trará com a geração de mais empreendimentos e empregos no interior pernambucano. Há um grande fluxo de cargas circulando diariamente nas nossas estradas, transportadas por caminhões. É um transporte que encarece o preço final dos produtos e aumenta os gastos com manutenção das vias”, assinalou.

“O assunto não pode ficar restrito ao Ministério da Infraestrutura. Por isso, tratei pessoalmente dessa questão com o deputado federal André Ferreira (PSC), que está mobilizando outros setores do Governo Federal. O momento é de união por Pernambuco com foco na viabilidade econômica do ramal até Suape e não de disputas políticas”, ressaltou o prefeito, que tem alinhamento com o governo Bolsonaro. 

Na próxima segunda-feira (16), o governador Paulo Câmara (PSB) terá uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em Brasília, para tratar do ramal da Transnordestina. A informação de que Pernambuco não teria mais o trecho da ferrovia que faria conexão até o Porto de Suape, foi dada pelo ministro. Desde então, o Governo do Estado e parlamentares da bancada federal pernambucana buscado reverter a decisão do governo federal. 

Tags

Autor