Apoio

Se Raquel for candidata, o Cidadania está com ela, afirma Daniel Coelho em Caruaru

Declaração foi dada durante o primeiro encontro estadual da legenda

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro, Ana Maria Miranda

Publicado em 14/08/2021 às 14:07 | Atualizado em 14/08/2021 às 14:08
Notícia
X

O deputado federal e presidente estadual do Cidadania, Daniel Coelho, afirmou neste sábado (14) que o partido irá apoiar Raquel Lyra (PSDB) em uma eventual candidatura da prefeita de Caruaru ao Governo de Pernambuco. A declaração foi dada durante o primeiro encontro estadual da legenda, realizado na Capital do Agreste.

"A imprensa já comenta a possibilidade da candidatura de Raquel ao governo. Sendo candidata, o Cidadania vai apoiá-la", disse Coelho. Raquel estava presente na reunião, assim como o pai dela, o ex-governador João Lyra Neto (PSDB), e o vice-prefeito do município, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Apesar da fala, o deputado disse que a candidatura ainda não foi confirmada pela prefeita.

Na sexta-feira (13), porém, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que, após perguntar a Raquel Lyra se o partido poderia contar com ela para a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2022, a gestora se colocou à disposição da legenda. "A Raquel coube a mim fazer uma pergunta objetiva: eu posso contar com o seu nome posto como alternativa a ser candidata a governadora de Pernambuco? E ela me disse que sim. Dentro dessa perspectiva é que a gente articula e trabalha com todas as demais lideranças. Isso vai se confirmar? A Raquel não vai ser candidata dela própria ou só nossa, vai se confirmar se houver uma construção política que caminhe para isso, mas nós vamos ofertar esse nome para o conjunto dessas lideranças de oposição, Raquel como uma mulher pronta, madura e que pode ajudar a trazer inovação na política", detalhou Bruno.

De acordo com Daniel Coelho, a iminente sanção das federações partidárias possibilitará a aliança, por quatro anos, entre o Cidadania e o PSDB. "O evento foi um grande sucesso. Além de reunir nossos representantes nos municípios, fizemos um indicativo de apoio a Raquel Lyra caso seja candidata. Marcamos posição e reforçamos nossas lideranças", pontuou.

Em fala na abertura do evento do Cidadania, neste sábado (14), Raquel Lyra, que é presidente estadual do PSDB, comentou a respeito do Pacto pelo Nordeste, programa apresentado ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em agenda do pré-candidato tucano à Presidência da República em Pernambuco. "O Nordeste não pode mais chegar de mãos abanando, pedindo recurso. Nós queremos ser uma força propulsora de desenvolvimento", destacou Raquel Lyra.

O 1° Encontro Estadual do Cidadania reuniu prefeitos da legenda, como Guiga, de Vicência; e Pel Lages, de São José da Coroa Grande, assim como vereadores. A prefeita de Catende, Dona Graça (PSDB), também esteve presente. Além dos debates, o evento teve ainda a posse dos membros dos segmentos do Cidadania: Igualdade 23, Diversidade 23, Secretaria da Mulher.

"O encontro consolidou a força do Cidadania em Pernambuco. Um partido que vai completar 100 anos, que soube se renovar ao longo da história", disse João Freire, secretário-geral do partido no Estado.

Divulgação/Cidadania-PE
Primeiro encontro estadual do Cidadania, realizado em Caruaru - Divulgação/Cidadania-PE

Oposição

Em Pernambuco, o PSDB faz parte do grupo de oposição que, em 2018, apoiou Armando Monteiro (PSDB) - então no PTB - na eleição que renovou o mandato do governador Paulo Câmara (PSB) já no primeiro turno. Além dos tucanos, fazem parte do bloco siglas como o DEM, Cidadania e PL, por exemplo. DEM e PL ainda não decidiram que estratégia vão adotar no pleito, se vão apostar no lançamento de apenas uma ou de mais candidaturas. Como Raquel, são pré-candidatos ao governo os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e de Petrolina, Miguel Coelho (MDB).

No âmbito nacional, o PSDB está entre os partidos que se articulam para encontrar um nome que represente a fatia do eleitorado que não deseja votar nem no ex-presidente Lula (PT) nem em Bolsonaro (sem partido) em 2022. Em novembro, serão realizadas prévias na sigla para definir qual tucano será a alternativa da legenda para entrar nesse páreo. Disputarão o posto com Eduardo Leite o governador de São Paulo, João Doria, o senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Para Bruno Araújo, a postulação de Raquel em Pernambuco será determinante para alavancar no Estado uma possível candidatura tucana à presidência. "Raquel é fundamental e a candidatura dela a governadora, além de abrir a perspectiva de uma nova virada geracional na política estadual, é um apoio importante para o candidato presidencial do PSDB que vai ser escolhido agora no mês de novembro. Nós estamos muito animados com a qualidade da administração de Raquel, com as pesquisas internas que apontam intenções de votos muito substanciais nela para governadora, mesmo não havendo clareza de uma candidatura posta ainda para a opinião pública. É um projeto importante para a diversidade de Pernambuco", destacou o dirigente partidário.

 

Mais discreta, Raquel preferiu não escancarar a sua entrada oficial na corrida pelo Executivo estadual e reafirmou, na sexta, que uma discussão com todo o grupo de oposição sobre o futuro de Pernambuco é mais urgente do que a definição de quem irá representar o bloco nas urnas. "Nós ainda não estamos no momento de falar sobre candidaturas. Precisamos fazer um amplo debate sobre Pernambuco. Há uma gestão que está em andamento, nós temos que responder por ela. E em relação ao Governo do Estado, nós vamos nos unir, enquanto oposição, para fazer um amplo diagnóstico e apontar os caminhos que Pernambuco precisa para retomar a sua vocação de crescimento, desenvolvimento, geração de alegria e felicidade para o nosso povo", observou.

A respeito do PSDB-PE, a prefeita ressaltou que a sigla iniciou recentemente os debates acerca do pleito de 2022. "Na semana passada nós fizemos uma reunião ampliada da Executiva estadual do partido, estamos discutindo com outros partidos também a montagem desse amplo diagnóstico, vamos fazer debates temáticos, avaliações, ouvir a população, escutar especialistas para que a gente possa fazer uma leitura dos dez pontos principais do nosso Estado, regionais, para que a gente possa entender quais os principais desafios e conseguir apontar caminhos para o futuro. Mais do que um nome, a gente precisa fazer esse trabalho agora sobre pena de que a gente apequene um debate que precisa ser feito de maneira muito ampla", cravou a gestora municipal.

Tags

Autor