O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (4), que o Bolsa Família vai ser substituído pelo “Auxílio Brasil”. Ele confirmou que o novo programa deve pagar pelo menos 50% a mais do que o atual, que varia de R$ 89 a R$ 205. O anúncio foi feito durante a posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, no Palácio do Planalto.
- Reajuste do Bolsa Família pode ser de 50% ou mais, diz ministro da Cidadania
- Programa que vai substituir o Bolsa Família deve começar em novembro, diz ministro da Cidadania
- Orçamento pode acomodar aumento do Bolsa Família, diz Paulo Guedes
- Bolsonaro diz que Bolsa Família poderá ter aumento de até 100%
De acordo com a Caixa Econômica Federal, atualmente mais de 13,9 milhões famílias são atendidas pelo Bolsa Família em todo o país. A Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil deve ser assinada pelo presidente ainda nesta semana.
Sobre a posse do novo ministro da Casa Civil, Bolsonaro afirmou que a chegada de Ciro Nogueira à pasta, que é estratégica na articulação política do Palácio Planalto, vai aprofundar a relação do Executivo com o Congresso.
Já o novo ministro disse que aceitou o convite para auxiliar o presidente Bolsonaro nesse momento de incertezas que o país vive, tanto na política, quanto na economia.
A cerimônia de posse de Ciro Nogueira contou com a presença de convidados e autoridades, entre governadores, ministros, parlamentares, e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira.
Cerimônia de posse completa