Vermelho de um lado e verde-amarelo do outro. Neste 7 de setembro, o Recife se dividiu em cores e ideologias. A passagem do Dia da Independência foi marcada por manifestações pró e contra o presidente Jair Bolsonaro sem partido), além de panelaços e passeatas. Os apoiadores do presidente tomaram a Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Com bandeiras do Brasil e vestidos de verde e amarelo, os manifestantes pediram liberdade de expressão, apelaram por intervenção militar, gritaram pelo fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), defenderam o voto impresso e carregaram cartaz dizendo que o comunismo não tem espaço no Brasil. Além da passeata, liderada pela Aliança por Pernambuco e pelo Movimento Direita Pernambuco, Boa Viagem também foi palco da carreata da "Independência Dia 07/Dia D pela nossa liberdade".
Grito ganha mais força
Do lado oposto, no Derby, na área central do Recife, aconteceu a 27ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas. Organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a colaboração das pastorais sociais da Igreja Católica, organizações civis e movimentos sociais. A CUT é uma da apoiadoras da iniciativa. Além deles, participaram do protesto os movimentos de luta de mulheres, de negros, sem teto, sem terra, sindicatos, partidos ligados à esquerda e o Fora Bolsonaro.
Além do Grito dos Excluídos e das Excluídas, outra manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ocorreu na manhã desta terça-feira, 7 de setembro. No bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, foram registrados panelaços e gritos de "Fora, Bolsonaro" no dia em que o chefe do executivo convocou apoiadores a realizar manifestações pelo país.
Segurança
Antes da realização das manifestações, a Secretaria de Defesa Social (SDS) havia adiantado que teria 150 policiais na rua nesta terça-feira (7). Por meio de nota, a SDS informou que não teve intercorrências policiais. Veja o texto completo:
"A Secretaria de Defesa Social informa que as manifestações ocorridas neste Sete de Setembro, no Recife e demais cidades pernambucanas, transcorreram dentro da normalidade, sem ocorrências policiais. Somente nos três principais pontos de concentração (Centro do Recife, Imbiribeira e Avenida Boa Viagem) foram empregados 150 homens e mulheres da Polícia Militar, com apoio das demais forças de segurança. Os trabalhos continuam de modo a acompanhar a total dispersão e volta para casa, além da garantia da paz social para o restante da população neste feriado".
- Confira fotos do Grito dos Excluídos no Recife neste 7 de setembro
- 7 de Setembro terá manifestações a favor e contra Bolsonaro em todo o País
- Confira fotos da carreata e passeata pró-Bolsonaro neste 7 de setembro na Zona Sul do Recife
- Manifestantes fazem protesto contra Bolsonaro no Centro do Rio de Janeiro neste 7 de setembro
- 7 de setembro: panelaços contra Bolsonaro são registrados na Zona Oeste do Recife
- 7 de setembro: Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, é ocupada por manifestantes pró-Bolsonaro