Eleições 2022

No PT, Carlos Veras abre mão de candidatura ao Senado em prol de Teresa Leitão mas novela com PSB continua

Já nesta quinta-feira (27), Lula deverá participar do XV Congresso Constituinte da Autorreforma, promovido pelo PSB, em Brasília

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 27/04/2022 às 19:34
FACEBOOK/CARLOS VERAS
Carlos Veras havia sido escolhido por ampla maioria dentro do PT para ser apresentado como candidato ao Senado na chapa de Danilo Cabral - FOTO: FACEBOOK/CARLOS VERAS
Leitura:

A renúncia do deputado federal Carlos Veras (PT), da sua pré-candidatura ao Senado na chapa liderada pelo pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB), mexe em peças importantes no imbróglio que permeia as negociações da majoritária em Pernambuco. A decisão do parlamentar petista veio após a reunião entre o Grupo Tático Eleitoral (GTE) do PT Nacional com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada nesta quarta-feira (27). 

Em suas redes sociais, Veras afirma que a desistência ocorre em favor do nome da deputada estadual Teresa Leitão. O gesto de Veras, inclusive, foi visto pelo PSB como mais um indicativo de que a parlamentar petista possa ser convencida a aceitar ser pré-candidata a vice-governadora, apesar dela deixar claro que não considera essa hipótese.

"Após reunião com o GTE Nacional e o nosso querido presidente Lula, e em nome de um projeto coletivo, retiro minha pré-candidatura ao Senado Federal em favor da companheira Teresa Leitão. Eleger Lula presidente é, e sempre foi, a prioridade do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores”, declarou Carlos Veras

"Anúncio que serei novamente candidato a deputado federal, cargo que hoje ocupo com muita honra, representando o PT, a classe trabalhadora e todo o povo de Pernambuco. É urgente defender a democracia e devolver o Brasil às brasileiras e aos brasileiros. Venceremos, Lula Presidente!" completou.

Em paralelo às negociações sobre quem ocupará a vaga do Senado, o Partido dos Trabalhadores (PT) também tem articulado o seu reingresso à estrutura administrativa do Governo do Estado. A partir da próxima semana, ex-presidente do PT e ex-secretário de Saneamento do Recife, Oscar Barreto, vai assumir a Secretaria Estadual de Cultura, no lugar de Gilberto Freyre Neto.

A reportagem tentou entrar em contato com Oscar, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. Ainda está sendo analisado pelo governador Paulo Câmara (PSB) para onde o atual titular da pasta poderá ser transferido, segundo fonte ligada ao Palácio do Campo das Princesas, mas o aceno ao PT ocorre em um momento crucial para os petistas que precisam se sentir contemplados no governo, caso venham a perde espaço na chapa majoritária para o PSD. Por isso, indicações de novos espaços permanecem no radar. 

Encontros

Conforme publicação do Blog de Jamildo, o ex-presidente Lula e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além do deputado federal André de Paula - que detém a preferência dos socialistas para ser o candidato a senador da Frente Popular de Pernambuco -, se reúnem também nesta quarta-feira, em Brasília, para debater o cenário eleitoral do Estado. 

Já nesta quinta-feira (27),  Lula deverá participar do XV Congresso Constituinte da Autorreforma, promovido pelo PSB, em Brasília. O governador Paulo Câmara e o pré-candidato a governador Danilo Cabral também vão participar do evento que vai discutir o projeto político do partido e as eleições de 2022.

Há expectativa de que PT e PSB possam aproveitar a ocasião para afinar as pendências em torno da chapa e seguir o cronograma previsto para até o dia 7 de maio - data de lançamento da pré-candidatura de Lula - anunciar a chapa completa.




Lula, Paulo Câmara e Danilo Cabral se encontram no Congresso do PSB em Brasília

Há expectativa que os impasses em torno do cenário eleitoral de Pernambuco, especificamente sobre quem irá ocupar a vaga do Senado e de vice, possa ser tratado em uma conversa reservada

Lula, Paulo Câmara e Danilo Cabral se encontram no Congresso do PSB em Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (28), do XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB, em Brasília. A informação foi confirmada pelo presidente nacional do partido socialista, Carlos Siqueira, em publicação nas redes sociais, citando também a participação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, indicado para ser vice do líder petista. "Uma aliança nacional PT-PSB por um Projeto Nacional de Desenvolvimento e pela democracia!", declarou. 

Quem também participará do evento é o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que deverá ser reconduzido a vice-presidencial nacional do partido, e o pré-candidato a governador Danilo Cabral. Há expectativa que os impasses em torno do cenário eleitoral de Pernambuco, especificamente sobre quem irá ocupar a vaga do Senado e de vice, possa ser tratado em uma conversa reservada, tendo em vista as últimas movimentações do próprio PT. 

Nesta quarta-feira (27), o deputado federal Carlos Veras desistiu de sua pré-candidato ao Senado Federal em favor da deputada estadual Teresa Leitão. Acontece que o nome da parlamentar tem preferência por parte dos socialistas para compor a vice, mas ela já afirmou publicamente que só desiste da pré-candidatura de deputada federal se for para concorrer a Casa Alta. 

Enquanto isso, o grupo ligado ao senador Humberto Costa começa a ser contemplado no Governo do Estado, conforme antecipado pelo JC. O ex-presidente do PT e ex-secretário de Saneamento, Oscar Barreto, deverá assumir a Secretária de Cultura (Secult), no lugar de Gilberto Freyre Neto, conforme uma fonte ligada ao Palácio do Campo das Princesas. 

"Temos que resolver logo André (de Paula). A vice pode ser resolvida depois, quebrando-se as resistências de Teresa Leitão. O acordo prevê que o PT vai indicar o vice na chapa e vai estar contemplado no governo do Estado também. A ala de Humberto Costa será bem contemplada", explicou uma fonte partidária, segundo publicação do Blog de Jamildo.

Programação

A abertura do XV Congresso Constituinte da Autorreforma, na quinta-feira, ocorrerá às 19h, com um ato político-cultural em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Estarão presentes governadores, parlamentares, prefeitos e representantes de segmentos sociais do partido.

 Na sexta-feira (29), das 8h30 às 18h, divididos em seis grupos, os delegados discutirão temas do documento final da autorreforma. Um deles será dedicado à análise de conjuntura e os demais debaterão os cinco eixos temáticos da autorreforma do PSB: Reforma do Estado; Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde; Políticas Sociais e Cidades Criativas; Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos. Às 20h, o escritor, poeta e agitador cultural Antônio Carlos Queiroz fará uma aula-show sobre a Semana de Arte Moderna.

 Já no sábado, às 8h30, será instalada a sessão plenária para apresentação e deliberação dos relatórios dos grupos temáticos. Às 14h, terá início a sessão de encerramento, durante a qual serão eleitos os novos integrantes do diretório nacional, seguida pela reunião que elegerá a nova Comissão Executiva Nacional.

 

Comentários

Últimas notícias