Durante participação no XXIII Fórum da Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANERMB), realizado no Recife nesta quinta-feira (28), a pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) voltou a atacar as políticas de segurança pública desenvolvidas pelo governo Paulo Câmara (PSB) nos últimos anos. Segundo a ex-prefeita de Caruaru, o Executivo estadual não cuida dessa área da forma adequada e, se eleita, pretende transpor o que considera uma "página triste" na história pernambucana.
"Em Pernambuco, temos um governo que não olha a segurança pública de maneira adequada. O nosso compromisso é construir juntos um plano de governo, assim como fizemos em Caruaru, para ultrapassar essa página triste da história de Pernambuco", disparou a tucana. "Já andei, nos últimos meses, em mais de 100 municípios e a gente tem um clamor só: a segurança pública", completou.
- Pernambuco reduz homicídios em 2021, mas não atinge meta do Pacto pela Vida
- 'O Pacto pela Vida que existia na época de Eduardo Campos acabou', diz Raquel Lyra, pré-candidata ao Governo de Pernambuco
- Miguel Coelho quer nova política de segurança: "Pacto pela Vida está ultrapassado"
- Reunião do Pacto pela Vida após registro de aumento da violência contou com 'arrocho' de Paulo Câmara, diz Luciana Santos
No encontro com militares, Raquel também fez questão de destacar os avanços e resultados da segurança de Caruaru enquanto ela esteve à frente da gestão municipal. "Conseguimos uma ação articulada integrada para reduzir a criminalidade do nosso município, mesmo na contramão, inclusive de momentos em que os homicídios aumentaram o estado do Brasil. De lá para cá, em pouco mais de cinco anos, houve mais de 50% de redução de CVLIs na cidade de Caruaru", declarou.
Esta não é a primeira vez que Raquel se queixa da condução que Paulo Câmara tem dado às ações de segurança do Estado. Há algumas semanas, por exemplo, a tucana declarou que "o Pacto pela Vida que existia na época de Eduardo (Campos) acabou".
Na época, em resposta à fala de Raquel, o deputado estadual Tony Gel (PSB), adversário da pré-candidata em Caruaru, disse que o Estado atravessou diversas crises ao longo dos últimos anos mas, mesmo assim, investiu R$ 6,5 bilhões entre 2020 e 2021 apenas em segurança pública.
Por conta disso, garantiu o parlamentar, o ano passado foi onde "tivemos as menores taxas de homicídios e roubos da história, graças à política pública exitosa do Pacto pela Vida, com resultados positivos, inclusive, em Caruaru, terra da ex-prefeita Raquel Lyra, que tenta se apropriar desses dados para alavancar sua pré-candidatura".
Comentários