Eleições 2022

Secretário-geral do União Brasil, ACM Neto se reúne com Miguel Coelho em Petrolina

De acordo com a equipe de Miguel, que encaminhou um comunicado à imprensa a respeito do encontro, os políticos conversaram a respeito do cenário eleitoral nacional, além das campanhas regionais

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 29/04/2022 às 15:37
DIVULGAÇÃO
ENCONTRO Miguel Coelho e ACM Neto se reuniram em Petrolina, no Sertão - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Em meio aos rumores de que o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, poderia impedir Miguel Coelho de disputar o Governo de Pernambuco pela legenda, o ex-prefeito de Petrolina se encontrou nesta sexta-feira (29) com ACM Neto, pré-candidato a governador da Bahia e secretário-geral do partido. Também participaram da reunião os prefeitos de Petrolina, Simão Durando, e de Salvador, Bruno Reis, o vice-governador da Bahia, João Leão, além dos deputados federais Fernando Filho e Adolfo Viana.

De acordo com a equipe de Miguel, que encaminhou um comunicado à imprensa a respeito do encontro, os políticos conversaram a respeito do cenário eleitoral nacional, além das campanhas regionais.

"Temos muitas convergências e nos aproximamos muito desde 2016. Fomos prefeitos de grandes cidades, passamos a ser colegas no Democratas e estamos juntos no União Brasil. Agora, o destino fez com que estejamos buscando mudar nossos estados, apresentando projetos que tragam esperança para os pernambucanos e os baianos", afirmou Miguel, por nota.

No Instagram, o filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) fez um post sobre a reunião, e acrescentou: "Mais que colegas de partido no União Brasil, compartilhamos o mesmo sonho: trabalhar para que os nossos estados voltem a gerar oportunidades, trazendo mudança, esperança e mais força para o nosso Nordeste".

Quando Miguel entrou no Democratas, a sigla ainda não havia se fundido com o PSL e era presidida por ACM Neto, que sempre foi um entusiasta da postulação do aliado. Já como União Brasil, a agremiação passou a ser chefiada pelo deputado federal pernambucano Luciano Bivar, que tem estreita relação com membros da Frente Popular do governador Paulo Câmara. Fala-se, nos bastidores, que a relação de Bivar com os Coelho não é das melhores.

No ato de filiação de Miguel ao DEM, em 2021, chamou atenção a ausência de Bivar, que sequer enviou um vídeo para saudar o pré-candidato a governador, a exemplo do que fez o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), então membro do partido. Apenas o hoje vice-presidente do UB, Antônio Rueda, participou da celebração.

Em meados de fevereiro, Luciano Bivar recebeu no seu gabinete de Brasília as visitas de Paulo Câmara e Raul Henry (MDB), o que levantou rumores de que a sigla poderia abrir mão da candidatura de Miguel para se alinhar com a base governista.

No mesmo dia, o ex-prefeito de Petrolina esteve com Bivar e tentou dar fim aos boatos afirmando que a sua pré-candidatura estaria "firme e forte" e que "o resto é fofoca e fuxico de quem quer atrapalhar o Estado".

Depois da reunião, o perfil oficial do UB chegou a publicar uma foto do encontro no Twitter com uma legenda que dizia que "o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, reafirmou que é prioridade do partido ter o maior número de candidatos aos governos estaduais nas eleições de 2022, inclusive no estado de Pernambuco, onde o pré-candidato do partido é Miguel Coelho". A publicação, contudo, foi apagada pouco depois.

ACM Neto, por sua vez, também não estaria nos seus melhores dias com o presidente do partido. Os caciques teriam divergências relacionadas ao caminho que a legenda deve seguir no pleito desse ano, sendo que Bivar estaria apostando em um projeto nacional enquanto Neto defende o foco na formação de bancadas no Congresso e nos arranjos regionais.

Agenda

Neste fim de semana, Miguel retoma as viagens que tem realizado pelo Estado para divulgar as suas principais propostas e angariar apoios à pré-campanha. Nesta sexta-feira (29), o postulante passa por Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, num encontro com o prefeito Gustavo Caribé.

No sábado (30), Miguel estará na Mata Norte, onde tem compromissos agendados com lideranças políticas de Carpina e Nazaré da Mata, além de entrevistas para emissoras de rádio da região. No mesmo dia, a agenda inclui uma passagem por Passira, no Agreste.

No domingo (1º), ele seguirá para um evento em Ipojuca com a prefeita Célia Sales. Depois, retorna ao Agreste, para agendas em Limoeiro e Riacho das Almas.

Comentários

Últimas notícias