Eleições 2022

Na véspera de definir o candidato a governador, Paulo Câmara recebe o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar

Futuro presidente do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar foi recebido pelo governador Paulo Câmara para um almoço no Palácio do Campo das Princesas

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 31/01/2022 às 18:32 | Atualizado em 31/01/2022 às 19:30
Notícia
X

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta segunda-feira (31), o presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar, para um almoço no Palácio do Campo das Princesas. O encontro ocorre na semana considerada decisiva para o PSB apresentar o seu candidato à sucessão estadual. Enquanto isso, o PSL encontra-se em processo de fusão com o Democratas (DEM), aguardando a homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do partido União Brasil.

Paulo Câmara está na fase final de escutas dentro do PSB e dos partidos que formam a Frente Popular. Nos bastidores, aliados têm reforçado que a indicação será pelo nome do deputado federal Danilo Cabral, que não tem comentado sobre o assunto. Na última semana, além do PT, que tem insistido na pré-candidatura do senador Humberto Costa, o chefe do Executivo também esteve reunido com o PCdoB, PDT e com o Avante, que defende veemente a candidatura do secretário da Casa Civil, José Neto.

Em Pernambuco, apesar de Bivar nunca ter se pronunciado publicamente a respeito de uma definição sobre o palanque estadual, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), já confirmou sua pré-candidatura ao Governo do Estado em concordância com a direção do futuro União Brasil. E se há indefinição sobre quem disputa pela Frente Popular, no campo da oposição também se espera um consenso sobre como se dará o desenho para este pleito.

Segundo Miguel, não existe a possibilidade do bloco sair com três candidaturas, no caso a dele, do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). “Nós da oposição estamos discutindo debatendo os problemas do nosso Estado, e não só discutindo, mas já construindo os projetos e propostas que possam resgatar, restaurar a liderança, força e protagonismo do povo pernambucano”, declarou o gestor, em entrevista, na última sexta-feira (28), à Rádio Folha.

A boa relação entre PSB e PSL não é recente e nas eleições presidenciais de 2014, o partido foi a quinta legenda a declarar apoio à pré-candidatura do ex-governador Eduardo Campos. De lá para cá, Luciano Bivar e Paulo Câmara, que foi eleito governador naquele ano, sempre demonstraram um clima de cordialidade.

Entretanto, nas eleições de 2018, o PSL decidiu apoiar a candidatura a governador do ex-senador Armando Monteiro Neto, na época postulante pelo PTB. A nível nacional, o partido apoiou a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), que veio a romper com Luciano Bivar e sair da legenda, no ano seguinte. 

Nas eleições de 2020, o PSB chegou a tentar trazer o PSL para base de apoio a candidatura de João Campos, mas a aproximação naquela ocasião acabou não sendo consolidada. O PSL então lançou o nome do advogado Carlos Lima para disputar a Prefeitura do Recife e, no segundo turno, optou por não apoiar nem o PSB e nem o PT, da deputada federal Marília Arraes.

Desmontados os palanques, uma nova reaproximação entre os partidos foi iniciada pelo governador. Em junho do ano passado, ele nomeou José Lindoso Albuquerque Filho para a presidência do Porto do Recife. José Lindoso tem uma relação bastante próxima com o futuro presidente nacional do partido União Brasil.

Tags

Autor