Eleições 2022

Geraldo Alckmin é indicado a vice de Lula e fala em reconstruir o país: ''é hora de união''

Após anos em lados opostos, Lula e Alckmin deverão dividir o palanque para disputar a Presidência da República

Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 08/04/2022 às 12:01 | Atualizado em 08/04/2022 às 13:16
Alckmin e Lula durante reunião entre as diretorias do PT e do PSB sobre aliança para as eleições de 2022 - RICARDO STUCKERT

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi indicado formalmente, nesta sexta-feira (8), pelo PSB, para ser candidato a vice-presidente na chapa de Lula (PT).

Em reunião com lideranças do PT e do PSB, em São Paulo, Lula enalteceu tanto sua própria experiência quanto a do novo aliado.

"Alckmin foi vice do Covas por 6 anos, foi governador e tem experiência política. Nós vamos precisar da minha experiência e da experiência do Alckmin para reconstruir o país, conversando com toda a sociedade brasileira".

"Estamos confiantes que o campo progressista vai vencer as eleições", afirmou Paulo Câmara nas redes sociais.

Também participam do evento o presidente do PSB, Carlos Siqueira, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-prefeito de SP, Fernando Haddad (PT), além do ex-governador de SP, Márcio França (PSB).

Alckmin

A indicação de Alckmin foi formalizada em carta e o PSB defende que "a composição de uma frente ampla exige a formulação de um programa que corresponda às perspectivas das forças que a compõem, tanto em termos políticos partidários quanto o que se refere aos segmentos da sociedade civil que tal frente pretende representar".

Ou seja, o PSB pretende ter participação na campanha e no programa de governo do PT. 

Ao ter seu nome anunciado, Alckmin afirmou que “quer somar esforços”. “Não é hora de terrorismo, é hora de generosidade. É um momento de união. Vamos somar esforços para reconstrução do nosso país”, disse Alckmin.

Dentro do PT ainda há uma ala contrária ao nome do ex-governador Geraldo Alckmin, pois ele integrou o PSDB por décadas, partido que era o principal rival do PT até 2018.

“Já fui adversário do Alckmin, do [José] Serra, do Fernando Henrique Cardoso, e nunca nos desrespeitamos, nunca nos deixamos de nos tratar de forma civilizada. Eu como presidente, visitava São Paulo e o Alckmin, como governador, nunca me destratou”, disse Lula.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS