Circula em aplicativos de mensagem uma informação falsa envolvendo o processo eleitoral. Segundo o boato, quem não tiver feito a biometria não poderá votar nas Eleições 2022, marcada para o dia 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (onde houver segundo turno).
Na verdade, quem está com o título de eleitor regular, mesmo que ainda não tenha cadastrado a biometria, poderá votar normalmente nas Eleições 2022.
A coleta da biometria está suspensa em todo o Brasil, desde março de 2020, por cona da pandemia de Covid-19.
A suspensão da coleta das digitais de eleitores foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Não há previsão de que o recadastramento biométrico seja retomado.
Porém, nas cidades em que já foi feito o cadastramento biométrico (antes da pandemia da covid-19), o eleitor que ainda não compareceu ao cartório eleitoral deve acessar o site do TSE para consultar a sua situação eleitoral, pois o seu título de eleitor pode ter sido cancelado.
Nesse caso, a regularização do título pode ser feita pelo sistema Título Net, até o dia 4 de maio.
Quem não tem acesso à internet ou tiver dificuldades com o uso do sistema pode buscar atendimento presencial, até 4 de maio, em um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor.
Você pode fazer agendamento prévio no site (www.tre-pe.jus.br).
De acordo com a Constituição Federal, o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos.