O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta terça-feira (17) no interior de Sergipe que o Brasil está se libertando da chamada velha política. "Vejo cada vez mais o interesse de vocês pelo destino da nação e se libertando cada vez mais da velha política brasileira."
Bolsonaro desembarcou em Aracaju, nesta manhã, para participar da cerimônia de inauguração da duplicação de 40 km da BR-101 e da conclusão dos acessos à ponte sobre o Rio São Francisco, na divisa entre Sergipe e Alagoas.
Ao lado de aliados do Centrão, como o senador Fernando Collor (PTB-AL), fez críticas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e disse que seu governo deu fim ao movimento.
"Botamos um fim no movimento do MST, porque quando passamos a titular terras eles conseguiram a sua independência e a sua liberdade. Demos dignidade ao homem do campo. Hoje o antigo assentado é proprietário da sua terra e parceiro do fazendeiro ao seu lado, não mais pratica atos de invasão", afirmou.
Bolsonaro também se referiu a Collor como um "grande aliado no Parlamento brasileiro". Collor sofreu processo de impeachment em 1992 acusado de corrupção e fraudes.
Democracia
Bolsonaro também disse que a democracia brasileira tem de ser preservada, independentemente dos meios pelos quais haja essa garantia, na avaliação do presidente.
"A garantia de que a nossa democracia será preservada. Não interessa os meios que por ventura tenhamos que usar, a nossa democracia e a nossa liberdade são inegociáveis", disse.
O presidente ainda voltou a minimizar a inflação e o aumento do custo de vida no Brasil.
“Lamentamos a perda do poder aquisitivo por essas questões: ‘a política do fica em casa e a economia a gente vê depois’ e também por uma guerra lá fora. Mas já estamos voltando à normalidade. Lamentamos a perda do poder aquisitivo dos servidores públicos, mas isso brevemente será recuperado”, declarou.
Sergipe
Após desembarcar no Aeroporto Santa Maria, Bolsonaro falou rapidamente com apoiadores que o aguardavam desde o começo da manhã.
Policiais militares e guardas municipais fizeram a segurança do local.
No local, outros apoiadores o aguardavam. Parte deles chegou após uma motociata pela rodovia.
Também estão na cerimônia o Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno, o ex-ministro da Casa Civil Braga Netto e o senador Fernando Collor (PTB), o ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio, além do deputado federal por Sergipe Laércio Oliveira (Progressistas).