Entrevista

Após mortes por chuvas em Pernambuco, pré-candidato João Arnaldo promete retirar população de áreas de risco em 8 anos

João Arnaldo é pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PSOL

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 08/06/2022 às 10:30
Bruno Campos/JC Imagem
PROPOSTAS João Arnaldo (PSOL) foi o primeiro pré-candidato a participar da série de entrevistas - FOTO: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

A Rádio Jornal iniciou, nesta quarta-feira (8), uma série de entrevistas com pré-candidatos ao Governo de Pernambuco para tratar de políticas públicas e propostas para a habitação popular, obras de prevenção nas áreas de risco, planejamento e ordenamento urbano nas áreas de morro.

 

O pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PSOL, o advogado João Arnaldo, foi o primeiro a ser ouvido - após um sorteio - e disse ser possível retirar a população das áreas de risco de deslizamento para locais seguros em oito anos.

Não ter mais mortes é o mínimo, precisamos de gente feliz, com qualidade de vida na periferia
João Arnaldo, pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PSOL

Com as fortes chuvas das últimas duas semanas, 129 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos de barreira no Recife e na Região Metropolitana. Na visão de João Arnaldo, há omissão do poder público.

"Em alguns locais é possível que as famílias podem viver após uma requalificação e alguns outros não é possível e tem de ser feita uma remoção para área segura. O que é um absurdo é que o Estado de Pernambuco e as prefeituras conhecem todos os pontos, sabem as casas que as pessoas estão e simplesmente temos uma omissão completa, como se as pessoas fossem invisíveis, só aparecem quando tem uma tragédia", afirmou.

Para a melhoria da qualidade de vida da população afetada pelas chuvas, o pré-candidato defendeu o aumento nos investimentos e a necessidade de parcerias do governo estadual com municípios.

Bruno Campos/JC Imagem
João Arnaldo, pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSOL nas eleições 2022 - Bruno Campos/JC Imagem

"Primeiro, precisamos aumentar os investimentos, o governo do Estado não investe nada na área. Não existe plano do governo. Vamos fazer parceria e os municípios que garantirem cumprimento integral do orçamento previsto para isso, vamos triplicar esse valor e temos cálculo que mostra que em 8 anos é possível retirar todas as famílias do Recife de área de risco", disse o pré-candidato.

"Ainda mais em parceria com o governo federal, porque o governo Bolsonaro zerou recursos para habitação. Se conseguirmos um pouco mais de recurso, teríamos, em 8 anos, moradia digna e melhor qualidade de vida na periferia de Recife, Jaboatão, Olinda, Camaragibe", completou João Arnaldo.

Construção de habitacionais no Recife

Durante a entrevista, João Arnaldo admitiu que há uma dificuldade em encontrar áreas disponíveis no Recife para a construção de habitacionais e disse ser normal que a população queira continuar no local de risco por medo de abandono do Estado.

"É natural o vínculo territorial, as pessoas sempre viveram lá e não há esperança de que, quando saírem, algo vai funcionar de verdade. Elas têm medo de serem abandonadas. Não se pode questionar a legitimidade dessa expectativa. O problema é: onde está a ação do governo do Estado em propor algo novo?", questionou.

Ele disse que habitacionais poderiam ser construídos em áreas de habitação precária. "O Recife não tem tem zona rural e boa parte da cidade tem habitações muito precárias. Nessas áreas, podem ser feitos habitacionais, de dois ou três andares, você consegue bom ordenamento urbano e ainda ter áreas de lazer", concluiu o pré-candidato, que ainda defendeu trabalho conjunto e transparente envolvendo os profissionais de engenharia, arquitetura e urbanismo do Estado.

Na entrevista, João Arnaldo ainda defendeu melhorias para o metrô e para a Compesa e fez críticas tanto à gestão de paulo Câmara quanto a de João Campos, ambos do PSB, alegando haver falta de planejamento estratégico.

Citação

Não ter mais mortes é o mínimo, precisamos de gente feliz, com qualidade de vida na periferia

João Arnaldo, pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PSOL

Comentários

Últimas notícias