Um dia após o deputado federal Danilo Cabral, pré-candidato a governador pelo PSB, afirmar que vai "garantir água em todos os lugares, assim como Arraes tirou Pernambuco do escuro", Raquel Lyra (PSDB) classificou a declaração como "uma piada de mau gosto". A tucana também pretende concorrer ao Palácio do Campo das Princesas nas eleições deste ano.
"Me parece uma piada de mau gosto quando eu vejo o candidato do governador Paulo Câmara dizer que assim como Arraes eletrificou a zona rural de Pernambuco, quando o meu pai foi prefeito, na década de 80 do século passado, ele vai trazer água. Eles tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram, deixaram as obras paralisadas, a adutora de Serro Azul, a adutora do Agreste, a adutora do Alto Capibaribe. Aqui em Gravatá a gente tem manancial e não abastece, em Vicência tem manancial e não abastece a cidade, em Bonito a gente tem o Rio da Prata e a zona rural de Bonito é sem água. No Sertão, às margens do Rio São Francisco, em Petrolina, tem rodízio de água a cada 15 dias", disparou a ex-prefeita de Caruaru, durante entrevista ao Programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, nesta quinta (16).
- ELEIÇÕES 2022: acompanhe ao vivo a entrevista de Raquel Lyra, pré-candidata ao Governo de Pernambuco
- Pré-candidata a governadora, Raquel Lyra defende auxílio aluguel para quem vive em área de risco de deslizamento
- 'O governador Paulo Câmara virou as costas para a população', diz Raquel Lyra
- Para Raquel Lyra, negativa do PSB em apoiar a sua candidatura a prefeita em 2016 foi 'atitude machista'
A promessa de Danilo foi feita ontem (15), em ato político na cidade de Petrolina. No local, o parlamentar assegurou que, caso eleito governador, irá implementar o Pacto pela Água, programa que pretende garantir o abastecimento no Estado todo, da mesma forma que o ex-governador Miguel Arraes fez, mas com a energia elétrica.
"Pernambuco, hoje, é eletrificado e tem luz em todos esses grotões das cidades e da zona rural graças a uma promessa cumprida lá atrás pela Frente Popular; esse conjunto político que tenho a honra de representar e ser o fio condutor dessa história de lutas pelo povo. Arraes tirou Pernambuco do escuro e nós vamos garantir água em todos os lugares para o povo de Pernambuco", disse Danilo, ao lado de Paulo Câmara, da vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), e de lideranças políticas de várias regiões.
No ato, o socialista fez questão de criticar a proposta de privatização da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que está sendo feita por alguns pré-candidatos de oposição, sobretudo Miguel Coelho (UB), ex-prefeito de Petrolina. "Tem gente aqui em Petrolina que ajudou a vender a Eletrobras, ajudou a vender a Chesf; aquilo que é a ‘caixa d’água do Nordeste’. Da mesma forma que fizeram com a água do São Francisco, eles querem agora vender a Compesa", disparou.
"A água está chegando mais nas cidades, o Governo do Estado investiu R$ 12 bilhões nos últimos anos em abastecimento e saneamento. Nós estamos acumulando mais água. Vamos melhorar a chegada dessa água na casa das pessoas; em menos tempo, diminuindo a perda e o rodízio", completou o postulante a governador.
Comentários