Eleições 2022

Após afirmar que deseja mulher como vice, Miguel Coelho dá indícios de que Alessandra Vieira pode ocupar o posto

Escolha do pré-candidato a governador será revelada até final de junho, mas deputada estadual se encaixa no perfil de vice que ele apresentou em entrevistas recentes

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 16/06/2022 às 16:55
Reprodução/Instagram
CHAPA Alessandra Vieira é favorita para ser vice de Miguel Coelho - FOTO: Reprodução/Instagram
Leitura:

Pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) afirmou, há cerca de dez dias, que a vaga de vice na sua chapa será ocupada por uma mulher e que esse nome será anunciado até o final do mês de junho. De lá para cá, ainda que tenha evitado antecipar maiores detalhes sobre a escolhida, Miguel soltou algumas pistas durante entrevistas que mostram a deputada estadual Alessandra Vieira (UB) como a principal cotada para o posto.

No início da sua pré-campanha, ainda em 2021, o então prefeito de Petrolina deixou claro durante encontro com jornalistas que, apesar de não ter a intenção de fechar nomes para a sua chapa naquele momento, tinha a intenção de contemplar regiões diferentes do Estado com os candidatos a senador e vice. Ou seja, como ele é do Sertão, os ocupantes desses espaços deveriam ser do Agreste, da Zona da Mata ou da Região Metropolitana do Recife.

Na última quarta-feira (15), durante entrevista ao Jornal Fato Novo, da TV Nova Nordeste, ao ser perguntado sobre o tema, Miguel declarou que a sua vice tem "biografia" e chegará para "somar na chapa". O pré-candidato disse, ainda, que o postulante que será anunciado para o Senado terá "perfil mais metropolitano".

As pistas surgiram também após a apresentação das diretrizes do plano de governo do ex-prefeito, na última segunda-feira (13). Na ocasião, Miguel falou que não escolherá uma candidata a vice apenas "para cumprir tabela" e que a escolhida está participando da construção do documento e tem estado com ele em agendas desde outubro do ano passado.

Com base nesses e em alguns outros indícios, ganha força na bolsa de apostas o nome da deputada estadual Alessandra Vieira para a vaga de vice na chapa de Miguel. Natural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, a parlamentar está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde chegou após receber 45.115 votos. Ela é esposa de Edson Vieira (UB), que foi deputado estadual e governou sua cidade natal entre 2013 e 2020.

O casal era filiado ao PSDB até o início de 2022, mas ainda que os tucanos já tivessem Raquel Lyra como pré-candidata a governadora, sempre participou dos atos de pré-campanha de Miguel. Durante a janela partidária, a dupla formalizou a mudança de legenda para o União Brasil.

Na segunda-feira, a deputada foi uma das representantes do partido a discursar durante a apresentação dos eixos do programa de governo de Miguel, ressaltando a necessidade de ações para auxiliar os empresários que atuam no polo de confecções do Agreste.

"Eu preciso falar do Agreste, que tem o segundo maior polo de confecções do País. Um polo de confecções que gera 250 mil empregos, que produz quase 1 bilhão de peças por ano. O Brasil é o 5º maior produtor do mundo, e nós somos o 2º maior do País. Poucas pessoas conhecem o polo porque ele não é enxergado. Eu ouço muitas pessoas dizendo que vão desistir, mas eu sempre digo para elas acreditarem, pois há de chegar uma esperança", comentou a deputada, na ocasião.

Ao mencionar os problemas de acesso ao centro têxtil, Alessandra pediu que o aliado, caso eleito, volte o seu olhar para a região e criticou a atual gestão estadual pela situação atual do local. "A gente precisa governar para todos os pernambucanos. A gente tem que governar para a Mata Norte, para a Mata Sul, para a Região Metropolitana, para o Agreste e para o Sertão. A gente precisa governar para todo o povo, todos os homens e todas as mulheres, não para um grupo político. É isso que eu te peço, Miguel, que possamos olhar para todos, principalmente para os que mais precisam", observou.

Até o momento, a campanha de Miguel Coelho não informou a data em que a candidata a vice-governadora será anunciada pelo grupo. Sabe-se, apenas, que a divulgação será feita após as festas de São João.

Comentários

Últimas notícias