Pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) afirmou, há cerca de dez dias, que a vaga de vice na sua chapa será ocupada por uma mulher e que esse nome será anunciado até o final do mês de junho. De lá para cá, ainda que tenha evitado antecipar maiores detalhes sobre a escolhida, Miguel soltou algumas pistas durante entrevistas que mostram a deputada estadual Alessandra Vieira (UB) como a principal cotada para o posto.
No início da sua pré-campanha, ainda em 2021, o então prefeito de Petrolina deixou claro durante encontro com jornalistas que, apesar de não ter a intenção de fechar nomes para a sua chapa naquele momento, tinha a intenção de contemplar regiões diferentes do Estado com os candidatos a senador e vice. Ou seja, como ele é do Sertão, os ocupantes desses espaços deveriam ser do Agreste, da Zona da Mata ou da Região Metropolitana do Recife.
- No Recife, Miguel Coelho apresenta prévia do seu programa de governo; confira ponto a ponto
- Com programa de concessões e privatizações, Miguel Coelho promete investir mais em Pernambuco do que Eduardo Campos
- Em encontro com agentes comunitários, Miguel Coelho apresenta propostas para a saúde do Estado e critica gestão do PSB
- Em reunião com empresários, Miguel Coelho apresenta propostas para o turismo e sugere novo Centro de Convenções no Recife
Na última quarta-feira (15), durante entrevista ao Jornal Fato Novo, da TV Nova Nordeste, ao ser perguntado sobre o tema, Miguel declarou que a sua vice tem "biografia" e chegará para "somar na chapa". O pré-candidato disse, ainda, que o postulante que será anunciado para o Senado terá "perfil mais metropolitano".
As pistas surgiram também após a apresentação das diretrizes do plano de governo do ex-prefeito, na última segunda-feira (13). Na ocasião, Miguel falou que não escolherá uma candidata a vice apenas "para cumprir tabela" e que a escolhida está participando da construção do documento e tem estado com ele em agendas desde outubro do ano passado.
Com base nesses e em alguns outros indícios, ganha força na bolsa de apostas o nome da deputada estadual Alessandra Vieira para a vaga de vice na chapa de Miguel. Natural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, a parlamentar está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde chegou após receber 45.115 votos. Ela é esposa de Edson Vieira (UB), que foi deputado estadual e governou sua cidade natal entre 2013 e 2020.
O casal era filiado ao PSDB até o início de 2022, mas ainda que os tucanos já tivessem Raquel Lyra como pré-candidata a governadora, sempre participou dos atos de pré-campanha de Miguel. Durante a janela partidária, a dupla formalizou a mudança de legenda para o União Brasil.
Na segunda-feira, a deputada foi uma das representantes do partido a discursar durante a apresentação dos eixos do programa de governo de Miguel, ressaltando a necessidade de ações para auxiliar os empresários que atuam no polo de confecções do Agreste.
"Eu preciso falar do Agreste, que tem o segundo maior polo de confecções do País. Um polo de confecções que gera 250 mil empregos, que produz quase 1 bilhão de peças por ano. O Brasil é o 5º maior produtor do mundo, e nós somos o 2º maior do País. Poucas pessoas conhecem o polo porque ele não é enxergado. Eu ouço muitas pessoas dizendo que vão desistir, mas eu sempre digo para elas acreditarem, pois há de chegar uma esperança", comentou a deputada, na ocasião.
Ao mencionar os problemas de acesso ao centro têxtil, Alessandra pediu que o aliado, caso eleito, volte o seu olhar para a região e criticou a atual gestão estadual pela situação atual do local. "A gente precisa governar para todos os pernambucanos. A gente tem que governar para a Mata Norte, para a Mata Sul, para a Região Metropolitana, para o Agreste e para o Sertão. A gente precisa governar para todo o povo, todos os homens e todas as mulheres, não para um grupo político. É isso que eu te peço, Miguel, que possamos olhar para todos, principalmente para os que mais precisam", observou.
Até o momento, a campanha de Miguel Coelho não informou a data em que a candidata a vice-governadora será anunciada pelo grupo. Sabe-se, apenas, que a divulgação será feita após as festas de São João.
Comentários