Casa Alta

Teresa Leitão defende o nome de Silvio Costa para ser seu primeiro suplente na corrida para o Senado

A indicação de Costa para o posto foi o tema principal de um encontro dele com Teresa hoje, durante almoço em um tradicional restaurante do centro do Recife

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 28/06/2022 às 15:48
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Silvio Costa foi um ferrenho defensor da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante o processo de impeachment - FOTO: Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Leitura:

Em publicação no Instagram na tarde desta terça-feira (28), a deputada estadual Teresa Leitão (PT), pré-candidata a senadora pela Frente Popular, anunciou que existem conversas adiantadas na coligação para que o ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos) seja confirmado como seu primeiro suplente na Câmara Alta. A indicação de Costa para o posto foi o tema principal de um encontro dele com Teresa hoje, durante almoço em um tradicional restaurante do centro do Recife.

"Conversa boa com o meu colega Silvio Costa, amigo da presidenta Dilma e do presidente Lula, e indicado pra ser meu primeiro suplente no Senado. Estamos ultimando as conversas pra oficialização do nome, que tem recebido muita aprovação da Frente Popular. Sílvio tá bem animado - só não está mais animado que eu!", escreveu a parlamentar.

Em eleições para o Senado, cada candidato a senador entra na disputa a lado de dois suplentes, que vão ocupar o cargo se o titular se afastar por motivos como doença, morte, renúncia cassação ou quando o parlamentar assume um outro cargo, como o de ministro. Esses indicados sempre estão os materiais de campanha, mas os votos vão apenas para o candidato.

Quando existe a necessidade de um suplente assumir o mandato, ele passa a receber todos os benefícios que o senador recebe, como salário e auxílio-moradia, por exemplo. Para ser suplente, basta apenas que o indicado tenha no mínimo 35 anos, seja filiado a um partido político e esteja elegível pelos parâmetros estabelecidos pela Lei da Ficha Limpa.

Pai do deputado federal Silvio Costa Filho, presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa concluiu seu último mandato na Câmara Federal em 2018. Na época, ele ganhou notoriedade nacional por defender a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) de maneira ferrenha durante o processo que culminou no impeachment da petista.

O pernambucano chegou a disputar o Senado em 2018, na chapa encabeçada por Maurício Rands no pleito. Então filiado ao Avante, Costa ficou em 5º lugar no pleito, tendo recebido 680.435 votos (10,23%).

Comentários

Últimas notícias