Eleições 2022

'Não estou aqui por cota, mas para cobrar dias melhores para a nossa gente', diz Alessandra Vieira, vice de Miguel Coelho

O anúncio da pré-candidatura da deputada foi feito durante evento na Zona Norte do Recife, no fim da manhã, e contou com a presença de várias lideranças locais e aliados dos postulantes

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 30/06/2022 às 15:36
 Jonas Santos/Divulgação
LIBERDADE Deputada afirmou quer quer dias melhores para as pessoas - FOTO: Jonas Santos/Divulgação
Leitura:

Natural de Santa Cruz do Capibaribe, cidade situada no Agreste pernambucano, a deputada Alessandra Vieira (União Brasil) foi oficializada nesta quinta-feira (30) como pré-candidata a vice-governadora na chapa que será encabeçada por Miguel Coelho (UB), ex-prefeito de Petrolina, no pleito deste ano. O anúncio foi feito durante evento na Zona Norte do Recife, no fim da manhã, e contou com a presença de várias lideranças locais e aliados dos postulantes.

"Eu li e ouvi durante toda a semana, nas especulações sobre esse anúncio que saíram na imprensa, que o cargo de vice normalmente é usado para se fazer uma troca, para fazer barganha ou tentar ocupar algo que está faltando. Mas a gente não foi por esse caminho da política velha, tradicional, do troca-troca. A gente foi atrás do perfil de uma pessoa ideal para somar ao que Pernambuco está precisando de mais urgente. E o que Pernambuco mais precisa nesse momento é de sensibilidade, empatia, coração, mas acima de tudo, de resiliência e força. E a história de Alessandra se confunde com esses caminhos", pontuou Miguel, ao apresentar a sua companheira de chapa.

Ex-primeira-dama de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra acumula sete anos de experiência no Executivo municipal, pois exerceu o cargo de secretária de Cidadania por esse período na cidade. À frente da pasta, implantou e desenvolveu ações voltadas para a defesa e garantia dos direitos das mulheres e à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2018, conquistou 45.115 votos e se elegeu deputada estadual, ocupando, hoje, a 4ª secretaria da mesa diretora da Assembleia Legislativa (Alepe).

De acordo com a postulante a vice-governadora, o convite para disputar a sua primeira eleição majoritária só foi aceito porque, do modo como o acerto foi feito, ela teria total liberdade para participar da construção do projeto de governo do União Brasil ao lado de Miguel Coelho. "Algumas pessoas perguntam: quem é Alessandra? Por que Alessandra? Eu não estou aqui por cota e em nenhum momento eu pensei em cobrar alguma coisa para aceitar esse convite. O que eu quero cobrar são dias melhores para a nossa gente", frisou a pré-candidata.

"Eu enxerguei em Miguel a esperança de Pernambuco. Eu tenho um mandato de deputada estadual e venho mostrando pra que eu vim. Fui eleita em 2018 e desde o momento em que eu assumi, falei que queria transformar vidas e mostrar que a política pode, sim, fazer mais pelas pessoas. Estou pronta para fazer de Pernambuco um Estado de todos", completou Alessandra Vieira.

Senado

Com a confirmação da parlamentar no posto de vice de Miguel, resta saber quem o ex-prefeito escolherá para ocupar a vaga ao Senado na sua chapa. Também filiado ao União Brasil, Mendonça Filho surgiu com 23% das intenções de voto para o cargo na última pesquisa Real Time Big Data em Pernambuco, mas não parece disposto a encarar o desafio. O ex-governador e ex-ministro da Educação chegou a concorrer à Casa Alta em 2018, mas ficou em terceiro colocado, atrás de Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT).

O pré-candidato a deputado federal, porém, não parece disposto a encarar o desafio majoritário. "No conjunto de partidos e personagens, de homens e mulheres que Miguel tem liderado ele certamente encontrará opções qualificadas até mais do que eu para disputar o mandato de senador ou senadora. Sendo assim eu prefiro focar na minha estratégia definida, que é buscar o mandato de deputado federal, e assim eu posso ajudar Pernambuco igualmente", declarou Mendonça, pouco antes do início do evento que marcou a oficialização do nome de Alessandra Vieira como vice.

Miguel Coelho, por sua vez, não quis antecipar possíveis nomes para ocupar essa vaga, mas antecipou que como é do Sertão e tem uma pré-candidata a vice do Agreste, quer que o postulante ao Senado na sua chapa venha da Região Metropolitana do Recife. "A gente não pode achar que os candidatos sejam pessoas que tenham voto, até porque ninguém tem voto, é preciso conquistar votos. A gente precisa pensar: qual o papel do senador? Angariar recursos. Vou usar o exemplo do senador Fernando Bezerra (MDB). Ele foi o senador que mais trouxe recursos para Pernambuco em toda a história. Não é porque é meu pai, pode olhar no Portal da Transparência. Esse é um bom senador, aquele que ajuda, independentemente de cores partidárias. Ele colocou dinheiro no Recife, em Caruaru, em Jaboatão, para todas as prefeituras que têm gestores que hoje são meus adversários. A gente precisa de um senador que seja estadista, que possa olhar Pernambuco para além da nossa chapa", detalhou.

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias