Trilhatec

Raquel Lyra sugere a criação de programa para oferecer cursos técnicos e profissionalizantes a jovens pernambucanos

Segundo a equipe da pré-candidata, a ideia é que os cursos sigam o formato de trilhas do conhecimento, sendo desenvolvidos dentro de quatro modalidades: Intensivos, Integrados, Trilhatec Móvel e Trilhatec EAD

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 04/07/2022 às 16:45 | Atualizado em 04/07/2022 às 16:55
Divulgação
Raquel Lyra (PSDB) é pré-candidata a governadora de Pernambuco - FOTO: Divulgação
Leitura:

Em um Estado que possui a segunda maior taxa de desemprego do País (17,0%), segundo dados divulgados em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) se comprometeu a incentivar a qualificação dos jovens pernambucanos. A tucana anunciou, nesta segunda-feira (4), que se for eleita implementará o Trilhatec, programa que terá por objetivo oferecer cursos técnicos e profissionalizantes para estudantes das escolas estaduais de nível médio.

Segundo a equipe da pré-candidata, a ideia é que os cursos sigam o formato de trilhas do conhecimento, sendo desenvolvidos dentro de quatro modalidades:

1) Intensivos, cursos presenciais ligados às demandas do mercado de trabalho para início das carreiras;

2) Integrados, que serão ministrados como disciplinas durante os três anos do ensino médio;

3) o Trilhatec Móvel, que irá reforçar a formação nas escolas com cursos de curta duração de forma itinerante, preparando os jovens para as vocações econômicas locais, a exemplo da fruticultura no Sertão do São Francisco, o pólo de confecções do Agreste e o turismo e o polo automotivo na Zona da Mata;

4) Trilhatec EAD, que contará com uma plataforma de Ensino à Distância, através da qual os estudantes poderão se qualificar em cursos online ligados à tecnologia da informação, certificados por grandes empresas de tecnologia.

"Nossa meta é que todo aluno tenha a opção de se qualificar em um curso profissionalizante", disse Raquel, por nota.

As áreas de formação devem incluir o setor de serviços, a indústria, construção civil, fruticultura, confecções e demais atividades voltadas às diversas vocações econômicas das regiões, até aquelas que atendem as novas demandas do mundo do trabalho, a exemplo de programação, jogos digitais e análise de dados.

Finalizada, a proposta deve constar no programa de governo da ex-prefeita de Caruaru, documento colaborativo que está em fase de confecção. De acordo com a pré-candidata, a ideia visa também enfrentar a evasão escolar e promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o empreendedorismo e a auto responsabilidade.

"Vamos investir na ampliação da rede de ensino integral, mas faremos isto também com a implementação do maior programa de qualificação para o emprego de Pernambuco, incentivando o empreendedorismo e preparando as pessoas para as novas demandas do mundo do trabalho, para a economia do conhecimento", declarou Raquel, no texto. "Infelizmente, a situação (do desemprego) é pior entre os jovens de 18 a 24 anos. Estamos entre os três Estados do País com o maior índice de jovens nem-nem, nem estudam e nem trabalham. É preciso mudar essa situação", disparou.

Comentários

Últimas notícias