Na edição desta quarta-feira (13) do quadro Corrida Eleitoral, que vai ao ar semanalmente na Rádio Jornal, o sociólogo e cientista político Antônio Lavareda conversou com o comunicador Geraldo Freire sobre o uso de agregadores em pesquisas de intenção de voto, esclareceu dúvidas sobre alienação eleitoral - a soma de abstenções com votos brancos e nulos - e traçou um perfil do eleitorado que tradicionalmente abre mão de escolher os seus representantes políticos: "quem vota menos são os mais jovens, os mais pobres e os eleitores com menor escolaridade", explicou Lavareda.
O cientista político também classificou a disputa pernambucana deste ano como "absolutamente inédita", devido ao fato de possuir cinco pré-candidaturas competitivas no pleito, e disse que essa fragmentação também deve se estender para a corrida ao Senado. Na visão de Lavareda, os levantamentos só terão uma visão mais nítida a respeito de quem teria maiores chances de conquistar uma vaga na Casa Alta no Estado no fim de setembro, pois como grande parte do eleitorado desconhece a função de um senador, geralmente deixa para escolher o merecedor do seu voto às vésperas da disputa.
Confira a edição completa no vídeo abaixo:
O Corrida Eleitoral é um quadro veiculado todas as quartas-feiras na Rádio Jornal, às 8h50. Nele, Antônio Lavareda analisa o cenário político de Pernambuco e do Brasil e apresenta um panorama do pleito de 2022, sempre levando em conta as pesquisas e tendências mais recentes.
Comentários