Eleições 2022

Danilo Cabral elenca motivos para ser o candidato de Lula no Estado, em meio a indiretas

Pré-candidato a governador de Pernambuco diz que "não usa Lula para eleger bolsonarista"

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 18/07/2022 às 17:29 | Atualizado em 18/07/2022 às 19:33
Ricardo Stuckert
Danilo Cabral acompanhará o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin nos dois dias de agenda no Estado - FOTO: Ricardo Stuckert
Leitura:

O tom que tem prevalecido publicamente entre os membros do PSB é de que “não há disputa nenhuma” sobre o uso da imagem do ex-presidente Lula (PT), por outros pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, mas não faltam farpas nas redes sociais. 

Nesta segunda-feira (18), no perfil do pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB), uma publicação elenca “13 motivos que fizeram Lula escolher Danilo”. Diferente do "Lulômetro", lançado pela pré-candidata a governadora Marília Arraes (SD), na semana passada, que mostravam os rotos dos adversários disputando um game para ver quem sempre esteve ao lado do líder petista, a publicação do socialista evitou citar nomes. 

Dois dos 13 motivos, falam  sobre o fato de Danilo Cabral nunca ter “mudado de partido e nem de lado” - ele é filiado ao PSB há 32 anos - e “trabalhar com união sem interesses pessoais”. Os tópicos podem ser vistos como uma provocação à pré-candidata a governadora pela Solidariedade, que deixou o Partido dos Trabalhadores para disputar o pleito majoritário.

Em 2018, Marília também tentou disputar o comando do Palácio do Campo das Princesas, mas foi rifada pelo PT.  Entretanto, o discurso sobre estar do mesmo lado, também tem sido utilizado pela deputada federal ao lembrar que Danilo Cabral e o PSB votaram pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Outro ponto lido como uma indireta, menciona o fato de usarem Lula “para eleger bolsonaristas”. Vale rememorar que a chapa de Marília Arraes tem como pré-candidato ao Senado, o deputado federal André de Paula (PSD), que teve seu nome rechaçado pelo pelos petistas por ter um histórico de votação na Câmara dos Deputados alinhado às pautas bolsonaristas.

 

Na época, André de Paula era visto dentro do PSB como o candidato ideal para o Senado, e segundo informações da coluna Cena Política, havia também uma promessa que teria sido pelo prefeito do Recife João Campos (PSB), nas eleições de 2020, para que ele fosse indicado para a vaga.

Fato que não se concretizou após PT e PSB selarem um acordo a nível nacional e o replicarem em alguns estados considerados estratégicos para as duas siglas. Hoje, André de Paula declara que irá votar em Lula para presidente.

Na mesma publicação, também foram elencados motivos como ter sido secretário estadual quando Lula era presidente da República, ter experiência na Câmara dos Deputados - sendo coautor do Novo Fundeb e autor da PEC Suas, que busca garantir mais recursos para o social - e ter em seu programa de governo projeto de paridade de gênero pelas mulheres.

ASSOCIAÇÃO

No início do mês de julho, segundo informações do Blog de Jamildo, lideranças do PSB usaram o voto favorável do vereador Paulo Muniz (SD) para associar Marília Arraes ao bolsonarismo.  No vídeo, junta-se duas gravações: uma do vereador Paulo Muniz falando sobre Marília enquanto presidente estadual do Solidariedade e outra, em seguida, dando o voto favorável à concessão da medalha Olegária Mariano à primeira-dama. 

A a concessão da honraria não foi aprovada, e um projeto similar que concedia a Medalha José Mariano ao presidente Jair Bolsonaro, foi retirado de pauta um dia antes de ir para votação. A proposta chegou a ser protocolada pelo vereador Dilson Batista (Avante), que é do mesmo partido do pré-candidato a vice na chapa de Marília, o deputado federal Sebastião Oliveira. 

 

Comentários

Últimas notícias