Política

Começa convocação de mesários para Eleições 2022. Saiba como se inscrever

No pleito deste ano, cerca de 2 milhões de mesários vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 06/07/2022 às 7:44 | Atualizado em 06/07/2022 às 8:11
Devido a mudança de fuso-horário, alguns países já encerram a votação e têm o resultado das urnas eletrônicas. - ANTONIO AUGUSTO/ASCOM/TSE

Com informações da Agência Brasil

A Justiça Eleitoral começou a convocar nessa terça-feira (5) os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro de 2022. No pleito deste ano, cerca de 2 milhões vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos. 

Podem se inscrever para trabalhar nas eleições pessoas a partir de 18 anos que estejam em dia com a Justiça Eleitoral. São proibidos parentes de candidatos, integrantes de partidos políticos, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (clique aqui). Basta selecionar o estado onde mora, clicar em "fazer sua inscrição" e informar os dados solicitados.

Quem vai trabalhar nas eleições vai receber um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física ou por aplicativo de mensagem e e-mail. O critério de comunicação será estabelecido por cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Após a convocação, os mesários passarão por um treinamento virtual, no qual receberão informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir. 

Quais são os benefícios garantidos aos mesários?

Quem não pode trabalhar como mesário?

Quando vão acontecer as eleições de 2022?

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS