Pré-candidata a governadora de Pernambuco, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) esteve na noite desta sexta-feira (8), no município do Paulista, para o lançamento da pré-campanha a deputado estadual do ex-vice-prefeito Jorge Carreiro (SD). Momentos antes de subir ao palco, Marília falou sobre as últimas movimentações políticas que resultaram no desembarque do PROS e recuo do PP ao seu palanque.
“Não é uma questão de recuo. O PROS tinha vindo e declarado apoio e depois mudou de opinião. Em relação ao PP, havia conversas como há com diversos outros partidos”, respondeu a parlamentar ao questionamento feito pelo JC.
“Inclusive, é importante dizer que a situação do PROS é muito mais relativa ao Poder Judiciário determinar quem é a direção nacional, do que efetivamente direcionamentos políticos. Mesmo que a posição tivesse sido mantida, mudando a direção nacional, iria se modificar também”, justificou.
Recentemente, o PROS, que havia sido o primeiro partido a declarar apoio a Marília Arraes, sob o comando do ex-deputado estadual Bruno Rodrigues, decidiu permanecer na Frente Popular de Pernambuco que tem como pré-candidato o deputado estadual Danilo Cabral (PSB).
Rodrigues chegou a compor a coordenação da pré-campanha de Marília, mas a cerca de duas semanas foi anunciado como diretor do Ceasa, pelo governador Paulo Câmara (PSB), que também nomeou secretários estaduais por meio de indicação do PP, presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte.
Acompanhada do pré-candidato ao Senado, André de Paula (PSD), Marília reforçou o seu alinhamento com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e rasgou elogios ao prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (MDB), afirmando que ele compartilha da mesma “vontade de colocar de volta o povo pobre no orçamento do Estado”
“Está aqui representando o compromisso de Arraes, com quem ele caminhou por tantos anos. Ele está representando também o presidente Lula, que a gente tem que colocar de volta no Palácio do Planalto. É com Lula que nós vamos fazer as alianças necessárias para Pernambuco. É com Lula que vamos trazer investimento, trazer infraestrutura, colocar água na torneira das pessoas”, declarou.
Não faltaram críticas ao governo estadual do PSB. Segundo o prefeito Yves Ribeiro, ele administra o município “sozinho”. “O governo federal deu às costas a Paulista. O Governo do Estado veio aqui em Maranguape I, prometeu tudo e não fez nada. Portanto Paulista, é a hora de dar não aquele que nada fez, o governo que não tem identidade com o povo, um governo que me jogou no carro do lixo e vocês me reciclaram e me fizeram prefeito de Paulista”, discursou.
As críticas disparadas pelo gestor foram endossadas pelo deputado federal André de Paula (PSD), que antes de consolidar-se como pré-candidato ao Senado na chapa de Marília Arraes, integrava a base do atual governo do PSB.
“Você (Yves Ribeiro) dizia e é verdade, você governa hoje, Paulista, sozinho. A partir do dia 1º de janeiro você vai governar Paulista com um grupo muito importante. Paulista vai voltar a ser enxergada, a ser vista pelo Governo do Estado e quem vai fazer isso, é o olhar diferenciado que só a mulher tem, o olhar carinhoso, olhar de quem cuida das pessoas”, discursou André, referindo-se a Marília Arraes.
O lançamento da pré-campanha do ex-vice-prefeito Jorge Carreiro (SD), que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa, foi dividida em dois momentos. Isso porque o ex-gestor tem como pré-candidato à Câmara dos Deputados, o deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry. O líder emedebista, por sua vez, não apoia Marília Arraes, mas sim Danilo Cabral.
“Isso é muito natural. Essa relação acontece aqui e em outros municípios, companheiros do MDB, inclusive, apoiam outros candidatos. Tem prefeito do MDB como o prefeito de Toritama (Edilson Tavares), que declarou apoio a Miguel Coelho (União Brasil). Sergio Miranda, ex-prefeito de Panelas, que sempre me apoiou, vota em Anderson Ferreira (PL)”, explica Raul Henry.
“Faz parte de uma relação democrática que nós temos dentro do partido. Vejo isso com absoluta naturalidade e tenho a minha escolha também”, completou. Apesar de estarem no mesmo evento, a programação foi organizada para evitar qualquer tipo de mal estar diante de uma associação entre Raul e Marília.
Yves Ribeiro, Jorge Carreiro e Raul Henry chegaram juntos e discursaram no palco montado na quadra de uma escola, no bairro de Paratibe. Após discursarem, o deputado federal precisou sair, alegando compromissos no município de Pesqueira, Agreste do Estado. Cerca de 20 minutos depois, Marília Arraes e André de Paula chegaram ao local do evento. O pré-candidato a vice, o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) era esperado, mas não compareceu nesta agenda.