Eleições 2022

PROPAGANDA ELEITORAL: quanto tempo de rádio e TV cada candidato a senador de Pernambuco terá? Confira

A pedido do JC, o economista Maurício Costa Romão calculou, com base nos critérios estabelecidos pela legislação eleitoral, quanto tempo cada postulante pernambucano terá no guia

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 13/08/2022 às 13:21 | Atualizado em 13/08/2022 às 13:24
DIVULGAÇÃO
Mosaico com candidatos ao Senado em Pernambuco - 2022. Na foto: André de Paula (PSD), Gilson Machado (PL), Teresa Leitão (PT), Carlos Andrade Lima (União Brasil), Guilherme Coelho (PSDB) e Eugênia Lima (PSOL) - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Com o início do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, em 26 de agosto, os candidatos a senador do País terão ao todo 7 minutos duas vezes ao dia para se apresentar para os seus eleitores. A pedido do JC, o economista Maurício Costa Romão calculou, com base nos critérios estabelecidos pela legislação eleitoral, quanto tempo cada postulante pernambucano terá no guia.

"Para os candidatos ao Senado, o tempo total de 7 minutos (420 segundos) será dividido da seguinte forma: 10% igualitariamente (42 segundos), e 90% proporcionalmente (378 segundos)", explica Romão.

Ele conta, ainda, que considerando os 10 candidatos ao Governo de Pernambuco, "cada candidatura terá seu tempo proporcional ao tamanho das respectivas bancadas e cada uma receberá ainda 4,2 segundos de tempo igualitário para senador (42 segundos/10)".

Postulante a senadora pela Frente Popular de Pernambuco, Teresa Leitão (PT) terá o maior tempo de TV entre os candidatos ao Senado, 3 minutos. Segundo o agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER, a petista disputa o primeiro lugar da preferência do eleitorado com André de Paula (PSD) e Gilson Machado Neto (PL).

Logo em seguida, com 1 minuto e 38 segundos, vem Carlos Andrade Lima (União Brasil), candidato a senador de Miguel Coelho (União Brasil). O advogado foi um dos últimos postulantes a uma vaga na Casa Alta a ser anunciado na corrida eleitoral, e luta para se tornar mais conhecido no interior do Estado, visto que é do Recife.

André de Paula, aliado de Marília Arraes (SD), candidata a governadora líder nas pesquisas, terá 48,8 segundos, enquanto Guilherme Coelho (PSDB), companheiro de chapa de Raquel Lyra (PSDB), terá 34,2 segundos.

Ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado terá 30 segundos para apresentar as suas propostas, e Eugênia Lima, do PSOL, terá 12,3 segundos. Os demais postulantes a senador terão 4,2 segundos, cada.

Maurício Romão destaca que as bancadas consideradas para o cálculo do tempo foram as eleitas em 2018, ou seja, "as bancadas atuais não servem de base de cálculo". O economista frisa, ainda, que "no caso das coligações, conta-se o tempo dos seis maiores partidos ou das federações componentes, em termos de bancadas".

Vale destacar que a simulação do tempo de rádio e TV da Tabela foi levada a efeito com informações de antes das convenções partidárias.

Comentários

Últimas notícias