Sabatina

Ex-delegada, Raquel Lyra se compromete a reduzir violência em Pernambuco: 'quem vai liderar a segurança pública sou eu'

Segundo dados publicados pela coluna Ronda JC, entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2022, Pernambuco acumulou 2.101 assassinatos, um aumento de 8,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 17/08/2022 às 15:33 | Atualizado em 17/08/2022 às 15:36
Janaína Pepeu/Divulgação
Raquel Lyra é candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB - FOTO: Janaína Pepeu/Divulgação
Leitura:

A candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, afirmou na manhã desta quarta-feira (17) que caso seja eleita chefe do Executivo estadual irá chamar para si a responsabilidade sobre a condução das ações voltadas à segurança pública do Estado.

Segundo dados publicados pela coluna Ronda JC nesta semana, entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2022, Pernambuco acumulou 2.101 assassinatos, um aumento de 8,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 1.939 pessoas foram mortas. A meta do programa Pacto pela Vida é reduzir anualmente essa taxa em 12%.

Ex-delegada da Polícia Federal, Raquel afirmou, hoje, que fará pela segurança pública de Pernambuco o mesmo que fez em Caruaru, quando governou o município. "Quando eu cheguei na cidade, a gente tinha indicador de guerra civil. Eram 74 mortes por 100 mil habitantes. Caruaru era a terceira cidade mais violenta do Brasil. E eu disse durante a campanha, como estou dizendo agora, que quem vai liderar o programa de segurança pública de Pernambuco serei eu, como governadora. Essa responsabilidade não pode ser terceirizada. E eu fiz isso como prefeita de município, quando, na prática, quem deve comandar as forças operacionais de polícia é o governador do nosso Estado", disse a tucana, à Rádio Folha.

Entre as ações desenvolvidas na cidade do Agreste Pernambucano, Raquel destacou as iniciativas integradas com outros entes públicos, como polícias e Poder Judiciário.

"A gente criou um programa articulado de segurança pública e com 17 dias de governo eu reuni 600 pessoas para trabalhar repressão qualificada com as forças operacionais de polícia, guarda municipal, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e todos os atores de prevenção social. Desde a área urbanística, de iluminação pública, organizações não governamentais e o eixo de prevenção social de todos os governos, que são saúde, segurança e assistência social. A gente criou o plano municipal Juntos pela Segurança, e Caruaru passou a ser referência no Brasil", completou Raquel Lyra.

Como consequências dessas ações, a candidata a governadora afirmou que a cidade conseguiu reduzir, em cinco anos, 50% dos homicídios e 70% dos crimes contra o patrimônio.

De acordo com o último levantamento do agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER, Raquel Lyra possui 12,1% da preferência do eleitorado, ocupando numericamente a segunda posição na disputa, atrás apenas de Marília Arraes (SD), que acumula 31,8 das intenções de voto.

Plano de mobilidade

Durante a sabatina, Raquel também falou que está comprometida em resolver os problemas do Metrô do Recife, que atende cerca de 200 mil pessoas por dia.

"O transporte metropolitano precisa ser revisto. Duzentas mil pessoas usam o metrô por dia. Está sucateado, quebra todo dia e não tem qualquer projeto de expansão. No primeiro dia de governo, enviarei uma solicitação ao presidente da República para tratar de alguns temas, um deles é o Metrô do Recife", garantiu Raquel.

A ex-prefeita criticou, ainda, o posicionamento do governador Paulo Câmara (PSB) diante desses questões. "O que não dá é pra fechar os olhos e dizer que isso é um problema do Governo Federal, que não tem a ver com a gente. O que tem a ver com o povo de Pernambuco, tem a ver com o governador de Pernambuco. Uma revisão radical do plano de mobilidade, das integrações do sistema de transporte e com alinhamento dos modais, que são metrô e sistema de ônibus", disparou.

Comentários

Últimas notícias