O candidato a governador de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), detalhou os compromissos assumidos para área da saúde no Estado. Segundo o parlamentar, consta em seu programa de governo a ampliação da rede estadual da saúde, com a construção de um novo hospital de trauma na Região Metropolitana do Recife.
A ideia, que já havia sido apresentada pelo parlamentar quando ainda era pré-candidato, é desafogar os atendimentos direcionados ao Hospital da Restaura (HR), que nos últimos meses tem passado sucessivos episódios que apontam para a precarização da infraestrutura da unidade hospitalar, que é administrada pela gestão do governador Paulo Câmara (PSB), além de atuar com superlotação. Entre os meses de maio e junho, quatro problemas referentes ao teto da unidade vieram a público.
- Justiça suspende interdição no Hospital da Restauração. Entenda o caso
- Licitação para reforma do Hospital da Restauração fica para agosto
- "É fora da curva", diz médico sobre aumento expressivo no número de queimados no Hospital da Restauração
- EXCLUSIVO: nenhuma empresa aparece na licitação para reforma do Hospital da Restauração
“O grande fluxo do HR, que consome os leitos, são os acidentes de moto, principalmente. As pessoas ficam dois, três meses internadas. Nós queremos desafogar o HR com essa nova unidade”, destacou Danilo Cabral, durante sabatina realizada nesta quarta-feira (24), pelo G1 Pernambuco.
Ainda segundo o candidato a governador de Pernambuco pelo PSB, em sua proposta, o hospital de trauma terá ao menos 250 leitos e ficará situado em uma área de fácil acesso com capacidade e proximidade da BR-232, para que possam ser atendidas também pessoas vindas do interior e que tenham sido vítimas de acidentes;
Em paralelo, outras unidades de Saúde na capital, como a própria Restauração, o Getúlio Vargas, o Otávio de Freitas e o Agamenon Magalhães deverão ser reestruturadas.
“Isso é como a nossa casa. Se você não fizer a manutenção, daqui a pouco ela dá algum problema também”, explicou Danilo Cabral.
Durante a sabatina, ele destacou as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e as Unidades Públicas de Atendimento Especializado (Upas-E) descentralizaram parte de exames e atendimentos - foram 11 instaladas no estado, contando o interior.
TELEMEDICINA
O candidato a governador de Pernambuco, Danilo Cabral, também fez promessas com relação a marcação e realização de consultas e exames na rede pública de saúde. Para diminuir o gargalo existente na rede e agilizar esse processo, o socialista voltou a defender o investimento da telemedicina.
“Isso é uma inovação que o mundo já pratica. A pandemia mostrou que a telemedicina funciona. Você não tem médico para botar em todo local. A maior parte das críticas ao sistema de saúde são sobre consultas e exames, que fazem, por exemplo, uma pessoa sair lá do Sertão para vir ao Recife em busca de uma consulta", afirmou.
"Se você tivesse a oportunidade de fazer de forma virtual, não precisaria sobrecarregar as pessoas. Parte dessas consultas são de baixa e média complexidades. Você pode criar estruturas, às vezes na UPA, às vezes no PSF; descentralizar isso e fazer a consulta no próprio município", concluiu.
Comentários