Eleições 2022

Danilo Cabral detalha compromissos na área da Saúde, e promete construir um novo hospital de fraturas

Danilo Cabral defende investimentos na telemedicina para agilizar a marcação de consultas e exames

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 24/08/2022 às 18:55 | Atualizado em 24/08/2022 às 18:55
Marcus Mendes
"Nós queremos desafogar o HR com essa nova unidade", disse Danilo Cabral ao comentar suas propostas para área da saúde - FOTO: Marcus Mendes
Leitura:

O candidato a governador de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), detalhou os compromissos assumidos para área da saúde no Estado. Segundo o parlamentar, consta em seu programa de governo a ampliação da rede estadual da saúde, com a construção de um novo hospital de trauma na Região Metropolitana do Recife.

A ideia, que já havia sido apresentada pelo parlamentar quando ainda era pré-candidato, é desafogar os atendimentos direcionados ao Hospital da Restaura (HR), que nos últimos meses tem passado sucessivos episódios que apontam para a precarização da infraestrutura da unidade hospitalar, que é administrada pela gestão do governador Paulo Câmara (PSB), além de atuar com superlotação. Entre os meses de maio e junho, quatro problemas referentes ao teto da unidade vieram a público.

 

“O grande fluxo do HR, que consome os leitos, são os acidentes de moto, principalmente. As pessoas ficam dois, três meses internadas. Nós queremos desafogar o HR com essa nova unidade”, destacou Danilo Cabral, durante sabatina realizada nesta quarta-feira (24), pelo G1 Pernambuco

Ainda segundo o candidato a governador de Pernambuco pelo PSB, em sua proposta,  o hospital de trauma terá ao menos 250 leitos e ficará situado em uma área de fácil acesso com capacidade e proximidade da BR-232, para que possam ser atendidas também pessoas vindas do interior e que tenham sido vítimas de acidentes;

Em paralelo, outras unidades de Saúde na capital, como a própria Restauração, o Getúlio Vargas, o Otávio de Freitas e o Agamenon Magalhães deverão ser reestruturadas.

“Isso é como a nossa casa. Se você não fizer a manutenção, daqui a pouco ela dá algum problema também”, explicou Danilo Cabral.

Durante a sabatina, ele destacou as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e as Unidades Públicas de Atendimento Especializado (Upas-E) descentralizaram parte de exames e atendimentos -  foram 11 instaladas no estado, contando o interior.

TELEMEDICINA

O candidato a governador de Pernambuco, Danilo Cabral, também fez promessas com relação a marcação e realização de consultas e exames na rede pública de saúde. Para diminuir o gargalo existente na rede e agilizar esse processo, o socialista voltou a defender o investimento da telemedicina

“Isso é uma inovação que o mundo já pratica. A pandemia mostrou que a telemedicina funciona. Você não tem médico para botar em todo local. A maior parte das críticas ao sistema de saúde são sobre consultas e exames, que fazem, por exemplo, uma pessoa sair lá do Sertão para vir ao Recife em busca de uma consulta", afirmou.

"Se você tivesse a oportunidade de fazer de forma virtual, não precisaria sobrecarregar as pessoas. Parte dessas consultas são de baixa e média complexidades. Você pode criar estruturas, às vezes na UPA, às vezes no PSF; descentralizar isso e fazer a consulta no próprio município", concluiu. 

Comentários

Últimas notícias