Atualizada às 14h do dia 19 de agosto de 2022
Nos próximos dias 23, 24 e 25 de agosto, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizará o I Debate com Candidatos ao Governo de Pernambuco. O evento não será aberto ao público, mas haverá transmissão no canal do Youtube da entidade.
A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), será sabatinada no dia 23, das 10h às 11h. A deputada federal Marília Arraes (SD), participa do evento no mesmo dia, das 11h30 às 12h30.
Danilo Cabral (PSB), por sua vez, será o participante do dia 24, das 10h às 11h, enquanto Anderson Ferreira (PL), será sabatinado das 11h30 às 12h30. Miguel Coelho (União Brasil) ficou com o dia 25, das 10h às 11h.
"As sabatinas serão comandadas pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, com mediação da cientista política Priscila Lapa e da chefe da Divisão de Relações Institucionais (DRI) da CNC, Nara de Deus. A ideia é discutir as propostas dos 5 candidatos mais bem avaliados nas pesquisas com o eleitorado", afirma comunicado encaminhado pela Fecomércio-PE à imprensa.
De acordo com o último levantamento realizado pelo agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER, a candidata do Solidariedade ao Palácio do Campo das Princesas, Marília Arraes, é a preferida do eleitorado pernambucano neste ano, acumulando 31,8% das intenções de voto.
Na briga pela segunda colocação na corrida estão Raquel, com 12,1%, Anderson Ferreira (PL), com 10,5%, e Miguel Coelho, que está marcando 9,5%. Danilo Cabral vem logo em seguida, com 6,5% das menções.
Além da série de debates, a Federação e a CNC vão entregar a cada candidato a Agenda Institucional do Sistema Comércio e o documento regional do Projeto Vai Turismo, que reúnem demandas e sugestões dos setores representados pelo Sistema Comércio.
A Federação informou, ainda, que alguns dos temas abordados no documento são o Comércio Exterior, o Bem-estar Social, a Macroeconomia, a Educação, a Infraestrutura, os investimentos convergentes, o incentivo ao Turismo, a oferta qualificada e a Governança.
"Tanto a Agenda Institucional quanto o Movimento Vai turismo surgiram como uma forma do Sistema Comércio estar mais próximo dos Poderes Executivos e Legislativos, ajudando a criar e fomentar propostas que sirvam para fortalecer ainda mais o setor do comércio de bens, serviços e turismo. Além, também, de mostrar ao poder público, imprensa e sociedade os seus principais pleitos, principalmente pós-pandemia, onde tivemos um grande impacto negativo, tanto no âmbito local quanto no nacional", declarou Bernardo Peixoto.
E completou: "Por isso, queremos ouvir e debater as propostas dos candidatos ao Governo Estadual, mas também, em simultâneo, levar as deliberações e propostas dos setores que mais movem a economia local, tanto nos pequenos quanto nos grandes centros".