Atualizado no dia 12 de setembro de 2022
De acordo com o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registradas 609 candidaturas para deputado estadual em Pernambuco. Dessas, porém, apenas 549 seguem na disputa ou aguardam julgamento para concorrer a uma das 49 vagas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Das 609 candidaturas para deputado estadual em Pernambuco em 2022:
- 510 foram deferidas
- 38 aguardam julgamento
- 36 foram indeferidas
- 1 foi deferida com recurso
- 6 foram indeferidas com recurso
- 18 renunciaram
Para as eleições de 2022, o quociente eleitoral estimado para um partido fazer vaga na Alepe é de aproximadamente 95 mil votos.
Na última eleição para deputado estadual em Pernambuco, de acordo com a Alepe, contabilizou-se 4.511.453 votos válidos. Esse número, dividido pela quantidade de vagas disponíveis na casa, estabelece uma média de 92.070.
O número de vagas de cada partido, definido pelo quociente partidário, é calculado pela divisão de todos os votos recebidos pela legenda ou federação, pelo quociente eleitoral. Como prevê a lei da chamada votação nominal mínima, somente candidatos com 10% do QE podem ser eleitos.
O União Brasil (UB) é a legenda com mais candidatos, registrando 51 nomes concorrendo a uma das 49 cadeiras na Alepe. Em seguida está o Partido Liberal (PL), com 50 candidatos.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Solidariedade (SD) dividem a terceira colocação de legendas com mais candidatos, com 40 nomes para concorrer. Observa-se que, entre os socialistas, 11 disputam a recondução do mandato.