Com informações do TRE-PE
Na eleição do próximo dia 2 de outubro, os eleitores precisam ficar atentos na ordem da votação para não se confundir na hora que estiver diante da urna eletrônica. No pleito eleitoral 2022, cinco cargos estarão em disputa: dois para o poder Executivo: governador e presidente da República; e três no âmbito do poder Legislativo: deputado federal, estadual e senador.
A ordem estabelecida pelo Congresso Nacional inicia com os cargos do poder Legislativo, com o primeiro voto sendo para deputado federal (quatro dígitos), depois deputado estadual (cinco dígitos) e senador (três dígitos). Na sequência o voto será para governador e, por fim, para presidente - ambos os cargos com dois dígitos.
A novidade para eleições de 2022 é que, para auxiliá-lo nesse momento, os mesários terão acesso à movimentação do teclado da urna – não ao voto – podendo identificar se há alguma inversão na ordem definida da votação.
Veja a ordem de votação e como votar na urna eletrônica
Simulador de votação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site um simulador de votação na urna eletrônica para as eleições 2022. Através dessa ferramenta, os eleitores podem treinar como vai votar no dia do pleito como se estivesse diante de uma urna.