Com Estadão Conteúdo
Nova pesquisa do Ipec, divulgada nesta segunda-feira (19), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as intenções de voto, segue com chance de vencer no primeiro turno.
Pelo critério da maioria absoluta, o candidato deve obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito em primeiro turno.
Na pesquisa Ipec, Lula tem 52% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 34%.
A nova pesquisa Ipec para presidente
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), 31%, aponta a nova pesquisa Ipec.
O petista oscilou um ponto porcentual para cima e o atual chefe do Executivo manteve o número em relação ao último levantamento, divulgado na segunda-feira da semana passada, 12.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem em seguida com 7% e 5%, respectivamente.
Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%. Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Brancos e nulos somam 5%, e 4% não sabem ou não responderam.
Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 de setembro e entrevistou 3.008 eleitores presencialmente em 181 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00073/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.
Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste
Na região, não observa-se variações significativas para o primeiro turno, mas, num eventual segundo turno, Lula (PT) conseguiu ampliar sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com os dados do Agregador de Pesquisas JC, Lula tem 57,9% de intenção de voto no Nordeste. Enquanto isso, Bolsonaro tem 22,44%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,19% e Simone Tebet (MDB) conta com 3,28%. Brancos e nulos somam 1,8%.
Num segundo turno, Lula conseguiu aumentar sua vantagem sobre Bolsonaro. Desde o início de setembro, o petista vem oscilando positivamente, indo de 62% no dia 1 para 64,8% no dia 12. Trata-se de um crescimento de 2,8 pontos percentuais. O atual mandatário tem 27,4%, enquanto brancos e nulos somam 5,6%.
O cientista político Antônio Lavareda, em tempo, analisou os números apresentados pelo Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer. Confira: