A Câmara Municipal do Recife concedeu, nesta terça-feira (20), o Título de Cidadã do Recife a empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da empresa de varejo Magazine Luiza. Através de um decreto legislativo apresentado pela ex-vereadora Goretti Queiroz, o presidente do Poder Legislativo, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), requereu a homenagem.
Estiveram presentes na sessão no plenário da Casa o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT). "Mais difícil do que ter um grupo empresarial dessa magnitude no Brasil, é conseguir inspirar tanta gente, como você inspira. E conseguir fazer com que sua vida seja, também, motivo de animação para tanta gente que está sedenta de esperança", disse João Campos, em breve discurso em homenagem à Luiza Trajano.
Natural de Franca (SP), Luiza Helena Trajano falou da sua conexão com o Nordeste e com Pernambuco. "Vou começar o meu discurso prometendo vir ao Carnaval daqui. Porque eu sempre tive vontade de vir e, agora, como cidadã do Recife, eu preciso vir", declarou a presidente da Magazine Luiza. "Apesar de não ter nascido aqui, eu tenho a alma nordestina. Vocês não imaginam a ligação que eu tenho com o Nordeste", complementou.
A empresária reconheceu a sua representatividade em algumas causas dentro da sociedade. "Até por termos mulheres na administração, a gente compra algumas causas como a da violência contra a mulher, a causa dos negros, a causa das mulheres no poder. E eu confesso para vocês que é muito difícil”, relatou. “Eu acredito profundamente na união do masculino com o feminino. O feminismo é a luta pela igualdade entre mulheres e homens. Essa é a luta que tem que ser de todo mundo. O que tenho falado para as mulheres hoje é que chegou a vez da mulher”, pontuou Luiza Trajano.
ELEIÇÕES 2022
Por se tratar de um ano de eleição presidencial, a empresária aproveitou o momento para se colocar à disposição para ajudar o Brasil, mas negou qualquer ligação partidária. "Eu acredito profundamente na política. São as políticas públicas que mudam o país. Eu nunca me inscrevi em partido, sou de todos os partidos. Se é para lutar pelo Brasil, está comigo lá", esclareceu.
Ao final da solenidade, o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, entregou para a homenageada o diploma do Título de Cidadã do Recife e sua respectiva medalha.