*Com informações da Agência Brasil
Pela primeira vez, o eleitor terá um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica nas eleições deste ano, cujo primeiro turno ocorrerá no próximo domingo (2). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “confirma”) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.
“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, informou o TSE, por meio de comunicado.
- Como saber onde votar? Como descobrir o local de votação? Veja seção de votação
- Qual é a ordem de votação na urna eletrônica? Qual é a ordem dos candidatos na hora de votar? Saiba como votar no dia da eleição
- Pode ajudar idoso a votar? Pode ajudar pessoas com deficiência a votar? Saiba regras do dia de votação
- A partir de que horas pode votar? Qual é o horário de votação? Saiba que horas fecham as urnas
- Pode votar com o celular? É proibido levar o celular para votar? Veja regras no dia da eleição
A novidade tem como objetivo estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer um número que não pretendia votar.
Em seu portal, o TSE disponibiliza um simulador de votação da urna eletrônica para as eleições deste ano, já com o tempo a mais para a confirmação do voto.
Apesar de não ter um limite de tempo máximo determinado por lei para que cada eleitor vote na urna eletrônica, a ferramenta digital pode ser utilizada como uma espécie de treino para o dia da eleição, ajudando na otimização o tempo da votação.
O calculo médio, dependendo do nível de familiaridade com a urna eletrônica e escolaridade, é que o eleitor ou eleitora leve de 30 segundos a 2 minutos para votar, caso esse tempo fuja do razoável, caberá ao presidente de mesa reagir para coibir excessos.
É importante que os eleitores estejam atentos, pois estamos no ano das eleições gerais. Isso significa que serão escolhido representantes para cinco cargos.
O primeiro voto a ser dado na urna é para deputado federal, com quatro dígitos. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual, ou distrital, no caso dos eleitores do Distrito Federal, com cinco dígitos. Depois, deve votar para senador, com três dígitos, e, então, para governador, dois dígitos. O último voto será para presidente da República, também com dois dígitos.