Eleições 2022

Lula une Marília Arraes e João Campos em palanque, mas PSB segue sem expressar apoio à candidatura dela ao Governo de Pernambuco

Ato público de Lula, acompanhado de Marília Arraes, no centro do Recife, não contou com as presenças de Paulo Câmara e Danilo Cabral

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 14/10/2022 às 18:33 | Atualizado em 14/10/2022 às 18:34
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Visita do candidato a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva em Recife. Ele participou de ato com a candidata ao governo de PE, Marília Arraes entre outros políticos, acompanhou também o prefeito do Recife João Campos. - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM
Leitura:

Em referência ao educador pernambucano Paulo Freire, afirmando que seria preciso "juntar os divergentes para vencer os antagônicos", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contextualizou o momento histórico de unir no mesmo palanque, a candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), e o PSB, representado pelo prefeito do Recife, João Campos.

Ainda assim, apesar do agradecimento público feito pela própria postulante - que disputou a prefeitura contra o filho do ex-governador Eduardo Campos, em 2020 - afirmando que João Campos, “mesmo sendo tão jovem teve discernimento a favor da democracia e de um governo progressista", os socialistas seguem sem expressar nominalmente o apoio a sua candidatura.

Na coletiva de imprensa, concedida na manhã desta sexta-feira (14), na sede da Fetape, João Campos e Marília estiveram lado a lado. Eles repetiram a cena durante a caminhada realizada pelas ruas do centro do Recife e também subiram no trio elétrico, estacionado na Praça do Carmo, onde Lula fez um breve discurso. Nas ocasiões, João Campos não fez nenhum pronunciamento, mas sua presença e os cumprimentos feitos ao longo do dia foram carregados de simbolismo.

As ausências de algumas lideranças do PSB também não deixaram de ser notadas no ato público: a do governador Paulo Câmara, do deputado federal Danilo Cabral e do presidente do partido, Sileno Guedes - este último, com compromissos fora do Estado, não pôde estar presente.

 

Uma das leituras feita por aliados, é de que Paulo Câmara, mesmo sendo um importante articulador de Lula em Pernambuco, tem um índice alto de rejeição da sua gestão, que gira em torno de 56%, segundo as pesquisas eleitorais.

Não seria interessante para Marília, ter sua imagem diretamente vinculada ao chefe do Executivo, que também teria sido escondido na campanha de Danilo Cabral, segundo apontava a oposição.

E no caso do deputado federal Danilo Cabral, a falta também teria sido relacionada ao seu desempenho no pleito. O então candidato de Lula, ficou em quarto lugar com 18,6% dos votos, atrás de Anderson Ferreira (PL), Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes.

Não tem sido surpresa para quem vem acompanhando a reorganização das forças políticas, neste segundo turno, que o apoio do PSB à Marília foi feito em meio a um clima de constrangimento.

Desde que o PT de Pernambuco anunciou oficialmente que estava aderindo ao palanque da candidata pelo Solidariedade, o PSB soltou apenas uma nota reafirmando seu compromisso com Lula e que defenderia a candidatura que fosse apoiada por ele, sem dizer que essa postulação se trataria de Marília Arraes.

Nessa terça-feira (11), o discurso feito pelo ex-candidato da Frente Popular, o deputado federal Danilo Cabral, empolgou prefeitos, vereadores e lideranças que desejam apoiar a candidatura de Raquel Lyra (PSDB). “As questões locais, cada um e cada uma que está aqui vai seguir a sua razão e o seu coração. A gente sabe o que cada um e cada uma aqui tem de variáveis para tomar a sua decisão”, disse Cabral, na ocasião.

No entanto, Marília Arraes conseguiu no segundo turno das eleições algo que a Frente Popular tentou articular durante todo o primeiro turno, enquanto ainda estava concorrendo pela permanência no Palácio do Campo das Princesas: ter Lula nas ruas ao seu lado.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Visita do candidato a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva em Recife. Ele participou de ato com a candidata ao governo de PE, Marília Arraes entre outros políticos, acompanhou também o prefeito do Recife João Campos. - GUGA MATOS/JC IMAGEM
Bruno Campos/JC Imagem
Caminhada de Lula (PT) com Marília Arraes (SD) no centro do Recife - Bruno Campos/JC Imagem
Bruno Campos/JC Imagem
Marília Arraes (SD), Lula (PT), Humberto Costa (PT) e João Campos (PSB) em coletiva concedida na Fetape, no Recife - Bruno Campos/JC Imagem

Após um recuo estratégico, Lula só visitou a Bahia e o Ceará, dois dias antes da votação no dia 2 de outubro, deixando Pernambuco fora da agenda. Agora, Lula não só pediu votos para Marília Arraes, como fez isso tendo João Campos ao seu lado.

“Ela teve coragem, foi para o segundo turno, e agora todo mundo que quiser manter o estado governado democraticamente, que possa juntar todos os setores de esquerda para fazer uma baita administração, vai apoiar Marília”, disse Lula na coletiva.

 

REGISTROS

Assim que desembarcou no Recife, na noite dessa quinta-feira (13), Lula foi recepcionado pela alta cúpula do PSB em Pernambuco, leia-se  o governador Paulo Câmara, o prefeito João Campos, e o ex-candidato da Frente Popular, Danilo Cabral.

O registro logo foi feito por Campos em suas redes sociais. “Acabei de receber, no aeroporto, o presidente Lula na sua chegada ao Recife. A sua vitória é a vitória do Nordeste. Seja sempre bem-vindo, presidente!”, declarou.

Antes da coletiva de imprensa na sede da Fetape, eles estiveram com o líder petista, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, para um café da manhã. A cena também foi registrada e postada nas redes sociais do gestor, que entregou uma cópia do estudo feito pela economista Tania Bacelar, sobre o polo automotivo.

“É um documento que registra um tempo inesquecível na economia do nosso estado, quando a articulação política e a atração de investimentos e indústrias conduzidas por Lula, como presidente, e Eduardo Campos, como governador, resultaram na geração de emprego, renda e oportunidades para todos”, afirmou João Campos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joa?o Campos (@joaocampos)

 

Por sua vez, o deputado federal Danilo Cabral agradeceu o apoio recebido pelo líder petista no primeiro turno. “O Presidente tá mais animado ainda com a vitória, especialmente depois dessa vinda dele ao Nordeste, região onde teve a maior votação do primeiro turno. Vamos simbora para a grande caminhada”, disse Danilo, que não participou do ato público. 

 


Marília Arraes também esteve presente nas duas oportunidades, chegando posteriormente, mas em nenhum momento foi citada publicamente.

Comentários

Últimas notícias