Eleições 2022

Discurso de Danilo Cabral empolga prefeitos e lideranças da Frente Popular que apoiam Raquel Lyra no segundo turno

Ex-candidato da Frente Popular afirma que o partido vai respeitar "os caminhos próprios" que cada prefeito e prefeita tomar, em relação as forças locais

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 11/10/2022 às 15:29 | Atualizado em 11/10/2022 às 17:56
Diego Nigro
Danilo Cabral convocou prefeitos a ampliarem votação de Lula em Pernambuco para o que chamou de "terceiro turno" - FOTO: Diego Nigro
Leitura:

O PT e o PSB de Pernambuco convocaram prefeitos e lideranças políticas para se reunirem, nesta terça-feira (11), em Gravatá, no Agreste do Estado, com objetivo de reforçar o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do candidato a vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB).

De acordo com a agremiação socialista, a reunião se tratou de um evento suprapartidário, que contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), do senador Humberto Costa (PT), e do ex-candidato da frente Popular ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, que recebeu 18,06% dos votos válidos, ficando em quarto lugar na disputa majoritária.

Em uma fala enérgica de Danilo Cabral, bastante aplaudida pelos presentes, chamou atenção o fato de que, em termos locais, o PSB vai respeitar os caminhos próprios que cada liderança e gestor optar por seguir neste segundo turno, que é disputado entre as candidatas Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB).

O discurso enfatizando que é necessário ter unidade neste momento, girou apenas em torno da eleição do ex-presidente Lula.  “É uma bandeira só que nos une, para que a gente não saia daqui com nenhum tipo de divisão. As questões locais, cada um e cada uma que está aqui vai seguir a sua razão e o seu coração. A gente sabe o que cada um e cada uma aqui tem de variáveis para tomar a sua decisão”, declarou Cabral.

“Quem está aqui sabe a posição que o nosso conjunto político aqui adota, sabe qual é a posição do governador Paulo Câmara, mas também sabe que temos muitas realidades locais, que levam muitas vezes as pessoas a tomarem caminhos próprios e nós vamos respeitar esse caminho próprio, porque o que está aqui para nos unir nesse momento é fazer Lula presidente da República”, completou.

Na última sexta-feira, o PSB emitiu uma nota afirmando que apoiaria e defenderia a candidatura que fosse apoiada pelo ex-presidente Lula, sem citar nominalmente a candidata a governadora pelo Solidariedade, Marília Arraes. O comunicado saiu em meio a oficialização do apoio do PT-PE, sob o aval de Lula, ao palanque da parlamentar.

Nos bastidores do encontro, a leitura que se fez é de que uma parte significativa dos prefeitos e de outras lideranças deverão apoiar mesmo a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, indo contra a sinalização do comunicado do PSB, assinado pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.

O discurso de Danilo foi visto como a prova de que o partido não possui o menor interesse em conter dissidentes desde que a unidade gire em torno da eleição de Lula para a presidência da República.

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (MDB), por exemplo, que apoia Raquel, se levantou e foi abraçar Danilo pelo discurso, segundo fontes ouvidas pela reportagem, sob reserva. O mesmo movimento empolgação pelas falas do socialista, partiu do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), considerado um quadro orgânico do partido.

META

A coordenação da campanha de Lula estabeleceu a meta de atingir 70% dos votos válidos no Nordeste na eleição do segundo turno. Em Pernambuco, por exemplo, ele teve 65,6% dos votos na abertura das urnas. A força-tarefa visa conquistar, no mínimo, cerca de 250 mil votos para que o estado consiga atingir o objetivo.

“Se chegarmos a somar mais de 540 mil votos em relação ao que obtivemos no primeiro turno, será um reforço de extrema importância”, afirmou o senador Humberto Costa. Outra meta é a redução da abstenção no dia da votação do segundo turno.

NOTA NA ÍNTEGRA

"O Brasil enfrenta grave crise política, social e econômica. É a maior desde a redemocratização. O momento exige de todos, sociedade civil e partidos políticos, o esforço para construir uma frente ampla pela democracia, pelos direitos sociais e pelo desenvolvimento inclusivo do país.

O primeiro gesto nesta direção foi dado pelo PSB ainda no início do processo eleitoral de 2022, quando se buscou a formação de uma frente conjunta em torno da candidatura do presidente Lula e de Geraldo Alckmin. Essa foi a unidade reconhecida pela maioria dos brasileiros no 1º turno das eleições presidenciais.

Em Pernambuco, o PSB traz um importante legado de transformações nos últimos 16 anos. O estado soube mudar a sua matriz econômica, com a implantação do polo automotivo e petroquímico, além do aporte de 70 indústrias nos mais diversos setores.

A educação passou por uma verdadeira revolução com o aumento do ensino superior, a universalização do ensino integral e as 60 novas escolas técnicas, que nos fizeram saltar de uma das piores colocações do país para tornar Pernambuco uma referência nacional. Tudo isso, junto com outros avanços importantes na segurança, com novos hospitais e equipamentos de saúde e com programas sociais como o Chapéu de Palha, o Mãe Coruja e o 13º do Bolsa Família.

As mudanças iniciadas chegaram para ficar e colocam Pernambuco em um novo patamar, com as contas públicas equilibradas e recursos em caixa. Êxitos que contribuem para a unidade política das forças democráticas no estado e no Brasil e que abrem caminho para uma sucessão segura e responsável para o Governo Estadual, fazendo valer o legado de luta e de história da Frente Popular.

Apesar de todos os esforços, não foi possível a vitória nas urnas do candidato apresentado pelo PSB. Sabendo respeitar a decisão popular – e entendendo a alternância de poder manifestada pelos pernambucanos como um fator natural do processo democrático –, o partido informa que seguirá na defesa incondicional da chapa Lula-Alckmin, que expressa a aliança do PT e PSB na defesa da democracia e da Constituição Federal.

Nesse sentido, em Pernambuco, defendemos e indicamos, no segundo turno das eleições para o Governo do Estado, a candidatura que for apoiada pelo presidente Lula e que simbolize esses valores.

Sileno Guedes

Presidente do PSB de Pernambuco"

 

Comentários

Últimas notícias