A pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), para as eleições presidenciais de 2022, divulgada neste sábado (01/10), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 49% das intenções de votos válidos no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%.
O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar, com 8% dos votos válidos. Simone Tebet (MDB) vem em seguida, com 7%. Felipe D’Avila (Novo) e Leonardo Péricles (UP) aparecem com 0%. Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não aparecem no levantamento de intenção de votos válidos.
CONFIRA tudo sobre as ELEIÇÕES 2022 na cobertura do SJCC
Foram entrevistadas 1.100 pessoas por telefone no dia 30 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05007/2022.
CONFIRA a Pesquisa Ipespe/Abrapel na íntegra:
Pesquisa Ipespe/Abrapel by Roberta Soares on Scribd
Primeiro turno
Intenção estimulada de votos válidos para presidente:
Lula (PT) — 49%
Jair Bolsonaro (PL) — 35%
Ciro Gomes (PDT) — 8%
Simone Tebet (MDB) — 7%
Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
Padre Kelmon (PTB) – 1%
Felipe D’Avila (Novo) — 0%
Léo Péricles (UP) — 0%
Segundo turno
Intenção de votos estimulada para presidente:
Lula (PT) — 55%
Jair Bolsonaro (PL) — 38%
Branco/Nulo/Nenhum – 6%
Não sabe/Não respondeu — 1%
Intenção de votos válidos estimulada para presidente:
Lula (PT) — 59%
Jair Bolsonaro (PL) — 41%
ACOMPANHE a divulgação da Pesquisa Ipespe/Abrapel no Youtube
PESQUISA CNT/MDA
Às vésperas do primeiro turno das Eleições 2022, o cenário eleitoral para a mais acirrada disputa para a Presidência da República se mantém o mesmo: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança no primeiro turno.
A Pesquisa CNT/MDA, divulgada neste sábado (01/10), às 8h55, mostra que Lula detém 44,2%, quase 8 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e aparece com 36,3% do eleitorado brasileiro.
De acordo com a CNT/MDA, desde o levantamento de setembro o presidente Bolsonaro oscilou um ponto para cima, mesma quantidade de Lula. Com isso, a distância entre os candidatos permanece a mesma da última pesquisa.
- ELEIÇÕES 2022: vai usar o transporte público para votar? Planeje-se porque ônibus e metrô não terão reforços no Grande Recife
- ELEIÇÕES 2022: nove estados brasileiros anunciam Lei Seca no primeiro turno
- Eleições 2022: saiba o que é preciso levar no dia da votação
- PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE: veja os números da pesquisa CNT/MDA na véspera do primeiro turno das eleições 2022
O número de pessoas que pretende votar branco/nulo, está indeciso ou não quer votar nos candidatos que pontuaram acima de 1% oscilou um ponto para baixo e agora está em 11%.
Ciro Gomes (PDT) tem 4,5%, Simone Tebet (MDB) 4,3% dos votos e Soraya Thronicke (União Brasil) foi a última candidata a pontuar acima de 1%, conquistando 1,2%.
A pesquisa ouviu presencialmente 2002 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e seu índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento detém registro no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-02944/2022.
MAIS PESQUISAS ELEITORAIS
Além da Pesquisa CNT/MDA e Ipespe/Abrapel, outros levantamentos serão divulgados neste sábado, às vésperas do primeiro turno. Confira quais:
Pesquisa Genial/Quaest
A última pesquisa Genial/Quaest antes do primeiro turno também será divulgada neste sábado e trará diversas informações sobre o cenário de primeiro e segundo turno, temas de relevância para os eleitores, avaliação do Governo Jair Bolsonaro e muito mais.
O levantamento é realizado de forma presencial e foi realizado entre 30 de setembro e 1º de outubro, serão 2 mil eleitores entrevistados. A pesquisa está prevista para ser divulgada no início da noite deste sábado.
Pesquisa IPEC Nacional
A última pesquisa IPEC antes do primeiro turno também trará mais entrevistados presencialmente, 3008 eleitores participarão do levantamento presencial. A margem de erro será de 2 pontos percentuais. A amostra começou a ser coletada no dia 25 de setembro e vai até 1º de outubro. Está prevista para as 20h.
Pesquisa Datafolha Nacional
O Datafolha fará sua última pesquisa um dia antes do primeiro turno. O levantamento será com um volume de eleitores ainda maior, 12800 pessoas serão entrevistadas pessoalmente. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
O número de eleitores entrevistados foi aumentado para contemplar pesquisas adjacentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três maiores colégios eleitorais do país. A pesquisa está prevista para 17h30.