Agregador de Pesquisas JC: veja como está a disputa pelo Governo de Pernambuco na véspera da eleição

Atualizado com os dados do Ipec, o Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer mostra o panorama da corrida pelo Governo de Pernambuco na véspera da eleição
Augusto Tenório
Publicado em 01/10/2022 às 22:56
IMPREVISÍVEL Só domingo será possível saber quem seguirá na disputa Foto: MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO


Atualizado com os dados do Ipec, o Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer mostra o panorama da corrida pelo Governo de Pernambuco na véspera da eleição. Os números indicam um contraste entre a imprevisibilidade da disputa pelo executivo com a aparente manutenção do quadro da intenção de voto para o Senado.

De acordo com os dados, Marília Arraes (Solidariedade) chega à véspera da eleição mantendo o patamar de intenção de voto atingido desde julho. A deputada federal tem 33,7%, o que representa uma vantagem de quase vinte pontos percentuais entre o primeiro e o segundo lugar da disputa.

"Desde que a Marília entrou na disputa para governadora, desde quando ela começa a ser cotada no final de de março e começo de abril, ela já entra na dianteira. Ela amplia um pouco essa a intenção de voto, com tendência de crescente a partir de junho", avalia Vinicius Alves, revisor de dados e métodos do Odds Pointer.

Dessa forma, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB) aparecem disputando a vaga para um eventual segundo turno. A ex-prefeita de Caruaru tem 14,1% de intenção de voto, enquanto o ex-prefeito de Petrolina possui 13,1%.

"Raquel ainda consegue se manter na segunda colocação. Em alguns momentos, tem uma proximidade maior da primeira colocação que os outros candidatos. Mas, hoje. Raquel e Miguel Coelho estão praticamente empatados. (...) Elas enfrentam uma disputa muito intensa com os outros candidatos pela segunda colocação", pontua Alves.

O agregador indica que eles conseguem uma ligeira vantagem sobre Anderson Ferreira (PL) e Danilo Cabral (PSB). O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes tem 11,5% de intenção de voto, enquanto o candidato governista tem 10,6%.

O Agregador de Pesquisas JC também calcula a probabilidade de cada candidato chegar na segunda colocação. Raquel Lyra aparece com 21% de chances de garantir a vaga no segundo turno, enquanto Miguel Coelho e Anderson Ferreira possuem 20% cada. Danilo Cabral tem 15%.

Corrida pelo Senado, segundo o Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer

Teresa Leitão (PT) segue liderando com folga a disputa pela Câmara Alta em Pernambuco. Apesar de eleições para o Senado terem histórico de imprevisibilidade, a candidata do PT desfruta de uma diferença de quase 18 pontos percentuais para o segundo colocado, Gilson Machado (PL).

Trata-se de uma diferença superior ao número de eleitores que indicam votar em branco ou nulo, o que deixa pouca margem para manobra às vésperas da eleição. 

"Teresa abriu uma vantagem muito grande. Então é muito muito improvável que que tenha uma reviravolta nas vésperas. Às vezes acontece nas eleições pro Senado", pontua Vinicius Alves.

TAGS
Agregador de pesquisa JC eleições 2022
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory