O novo guia eleitoral para o segundo turno das eleições começou nesta sexta-feira (7). Em Pernambuco, acontecem as propagandas de Bolsonaro (PL) e Lula (PT), na disputa nacional, e Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB), na esfera estadual.
A nova propaganda eleitoral de Raquel Lyra para o segundo turno não contou com a presença da candidata ao governo de Pernambuco e nem da sua vice, Priscila Krause (Cidadania).
De luto pela morte do marido Fernando Lucena, Raquel não tem sido vista desde o velório do companheiro, no domingo (2), dia do primeiro turno das eleições.
O guia eleitoral da candidata pelo PSDB começou com uma narração que relembra a morte de Lucena, afirmando que os "adversários agiram de modo covarde, aproveitando-se do recolhimento de Raquel para disseminar mentiras e fake news", nas redes sociais.
"Todo dia chegam mensagens para tentar te enganar [...] A campanha de Raquel não vai entrar nesse jogo sujo", ressalta a narração.
Sobre o mote "A mulher que Pernambuco quer", o guia ressalta os feitos de Raquel na gestão de Caruaru, onde foi prefeita eleita por duas vezes, dos anos de 2016 a 2022.
MARÍLIA ARRAES (SOLIDARIEDADE)
Na última quarta-feira (5), Raquel Lyra entrou com um pedido na Justiça Eleitoral para o adiamento do início do guia de rádio e TV para a próxima segunda-feira (10), devido a morte do seu marido.
A equipe da tucana chegou a solicitar, informalmente, o adiamento do guia aos advogados da coligação de Marília, Pernambuco na Veia, mas a manifestação preliminar deles foi contrária, "alegando cogência da legislação eleitoral".
A situação inflamou ainda mais a disputa entre as candidatas e repercutiu nas redes sociais, de forma negativa para Marília Arraes.
No guia eleitoral de Marília Arraes, a candidata alfinetou a adversária Raquel Lyra (PSDB) (veja aqui).