ELEIÇÕES 2022

JOÃO AMOÊDO EXPULSO DO NOVO por votar em Lula (PT)? Veja decisão do partido

O empresário João Amoêdo teve sua filiação ao partido Novo suspensa dias após declarar apoio ao ex-presidente Lula (PT)

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 27/10/2022 às 10:32 | Atualizado em 27/10/2022 às 10:44
João Amoedo é um dos fundadores do partido Novo. - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O empresário João Amoêdo teve sua filiação ao partido Novo suspensa. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (27) pela sigla.

A decisão acontece após Amoêdo, fundador do partido, declarar apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa do segundo turno presidencial contra Jair Bolsonaro (PL).

O político chegou a concorrer as eleições de 2018, perdendo no primeiro turno. Na época, o representante petista era Fernando Haddad.

Antes do empresário declarar voto em Lula, o partido havia se posicionado contra o PT e o "lulismo". No entanto, a sigla havia liberado seus filiados a votarem de acordo com sua "consciência" e "princípios partidários".

Veja nota na íntegra divulgada pelo Novo:

"O Partido Novo, através da Comissão de Ética Partidária (CEP), decidiu suspender liminarmente a filiação de JOÃO DIONÍSIO FILGUEIRA BARRETO AMOÊDO, até o encerramento do Processo Disciplinar aberto contra ele, por possíveis violações Estatutárias cometidas por ele, com base no art. 21, II combinado com §2º. A Comissão de Ética Partidária (CEP) é o órgão nacional, independente e permanente de apoio à gestão do NOVO e que tem como principal função zelar pela ética e decoro, bem como pela aplicação do Estatuto e normas internas do NOVO, sendo assim o órgão competente para julgar denúncias feitas por nossos filiados"

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS