O deputado estadual Joel da Harpa, líder do PL na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), afirmou no último domingo (30) que a vitória de Raquel Lyra (PSDB) no Estado é a representação da mudança que os pernambucanos desejam para o governo. O parlamentar, que é um dos principais apoiadores locais do presidente Jair Bolsonaro (PL), também classificou como acertada a decisão da tucana de não declarar voto a nenhum candidato à presidência no segundo turno.
"O povo de Pernambuco sonhou tanto com uma mudança e realmente Raquel representou essa mudança, sobretudo no segundo turno. Eu acho que a posição de neutralidade que ela adotou acabou aceitando no palanque dela apoiadores de Bolsonaro, de Lula, e ela conseguiu, de fato, unir Pernambuco. Não tenho dúvida que Raquel terá facilidade de governar no seu início e eu, como deputado eleito, estou disposto a ajudá-la na Assembleia Legislativa, a conversar com os demais parlamentares, e como líder do PL na Casa, a unir forças para que a gente tenha um grande governo", pontuou o parlamentar.
Após a derrota do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, no primeiro turno, o partido não subiu oficialmente ao palanque de nenhuma candidata ao governo na segunda fase do pleito. Alguns representantes da legenda, contudo, decidiram marchar ao lado de Raquel.
- Raquel Lyra ou Marília Arraes: veja quem venceu a eleição no Recife, Jaboatão, Olinda e outras cidades
- Governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra promete gestão eficiente e com olhar voltado para os vulneráveis
- Priscila Krause sai da oposição para governar Pernambuco em uma parceria inédita de duas mulheres com Raquel Lyra
- Em Caruaru, Raquel Lyra teve vitória estrondosa. Veja os números
Agora, Joel da Harpa diz acreditar que o partido pode estar na base da ex-prefeita de Caruaru "para ajudá-la a governar". "Nós estamos conversando com o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, e com o nosso líder, André Ferreira, eles que sempre estiveram muito preocupados com a mudança que Pernambuco precisa enfrentar e não tenho dúvidas que essa construção se dará agora nos próximos dias. Eu não tenho dúvidas que o processo será de muita conversa, diálogo, e o que a gente espera é que tenhamos o PL na base do governo Raquel para ajudá-la a governar", completou.
Na eleição deste ano, o PL divide com o União Brasil o posto de terceiro partido com mais deputados na Alepe: cinco. Foram eleitos para a próxima legislatura o próprio Joel da Harpa, o Coronel Alberto Feitosa, Renato Antunes, Abimael Santos e Nino de Enoque.