Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha convidou todos os governadores eleitos para uma reunião, no próximo dia 7 de dezembro, com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na campanha, Lula prometeu que a reunião com os governantes estaduais seria uma de suas primeiras medidas após tomar posse em 2023.
- Integrante da equipe de transição de Lula, Marília Arraes afirma que novo governo voltará a priorizar o Desenvolvimento Regional
- Cena Política: Transição inchada mostra que Lula não aprendeu a negociar sem usar cargos. É um problema
- Cena Política: O "futuro em quarenta dias" de Geraldo Julio e Raquel Lyra em alta com Lula
Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Ibaneis é coordenador do Fórum Nacional de Governadores, instância de diálogo criada para ser palco de uma ação coordenada de decisões de interesses dos Estados.
Ele disparou convites para o encontro com Lula, no qual diz que "serão debatidas questões prioritárias para o País, no contexto de renovação do compromisso democrático nacional".
Lula tenta construir pontes com os Estados por meio de interlocutores. Uma das pautas que Lula e governadores devem discutir, entre outros assuntos, é a perda de arrecadação com as desonerações do ICMS, principal imposto cobrado pelos governos regionais, aprovadas pelo Congresso para combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte.
Lula quer um pacto com governadores eleitos para avançar na reforma tributária, uma promessa de sua campanha eleitoral que dependerá de alinhamento com os Estados e também com o Congresso
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.