A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se reúne, nesta quarta (7), com os prefeitos e as prefeitas dos municípios pernambucanos. O encontro será no Espaço Renato Machado, às 14h30, em Caruaru, no Agreste do Estado.
O discurso conciliador e de união, adotado nas reuniões já realizadas com a bancada federal de Pernambuco na Câmara e com os deputados da Assembleia Legislativa, deverá dar o tom do encontro com os gestores.
Vale lembrar que ao chegar no segundo turno da disputa pelo comando do Palácio do Campo das Princesas, Raquel contava com o apoio de mais de 110 prefeitos. Todos os chefes do Executivo municipal das 184 cidades foram convidados.
- GOVERNO DE TRANSIÇÃO: educação de Pernambuco é tema de reunião entre equipes de Raquel Lyra e Paulo Câmara
- Raquel Lyra visita Morro da Conceição para festa da padroeira: "símbolo de Pernambuco"
- Raquel Lyra detalha programa MÃES DE PERNAMBUCO, que promete auxílio de R$ 300
- Raquel Lyra diz que lamenta por Marília Arraes e acusa: "não foi um jogo limpo"
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), considera o gesto da governadora eleita um “abre portas” para o diálogo, sem distinção de partidos.
“Há essa abertura, essa boa vontade, receptividade eu diria, tanto na Assembleia como dos prefeitos e prefeitas de, em respeito à democracia, ao que as urnas falaram, dizer que essa proposta de governo deve ser implementada. E a gente tem a compreensão, o alcance disso”, afirmou o deputado estadual eleito.
Na condição de prefeita de Caruaru pelo PSDB e, fazendo oposição ao governo Paulo Câmara (PSB), a principal queixa de Raquel Lyra era com relação ao diálogo com o Executivo Estadual. Na época, ela afirmou que o governador não a atendia para resolver as demandas da cidade durante a pandemia da covid-19, e que vários ofícios com solicitações ao Governo do Estado não foram respondidos.
Patriota deixou claro que tanto os gestores quanto os parlamentares, não vão ser “lagartixas e balançar a cabeça”. “Todo mundo vai tentar contribuir, enriquecer e ajudar Pernambuco. É isso que está em jogo”, declarou o socialista, em entrevista à Rádio Folha, nesta terça-feira (6).
Sobre as pautas existentes, o presidente da Amupe afirma que é preciso somar forças entre o governo estadual e os municípios, principalmente nas discussões que também envolvem o Poder Legislativo, a exemplo do Pacto Federativo.
MORRO DA CONCEIÇÃO
Na manhã desta terça-feira (6), a governadora eleita Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora eleita Priscila Krause (Cidadania), esteve no Morro da Conceição, no Recife, onde participou da celebração em homenagem à padroeira afetiva da capital do Estado.
Após subirem o morro a pé, Raquel e Priscila assistiram à missa, presidida pelo padre Luiz Vieira, no Santuário Nossa Senhora da Conceição, como parte da programação da 118ª Festa do Morro da Conceição. O evento tem seu ponto alto nesta quinta-feira (8), data em que se comemora o dia da santa.
"Tenho um carinho especial por este lugar, pois foi aqui, aos pés de Nossa Senhora da Conceição, onde eu e Priscila lançamos o nosso Plano de Governo para dizer do nosso compromisso com as pessoas que mais precisam.", disse Raquel.
"Aqui é o símbolo de Pernambuco, do Recife e da grande demonstração da fé do povo pernambucano, que não se curva diante das dificuldades. Eu só tenho a agradecer, pedindo bênçãos e sabedoria para fazer as escolhas certas e chegar na vida de quem mais precisa, para fazer de Pernambuco um lugar melhor para se viver", completou a gestora.
"Aqui, neste símbolo do Recife, a gente veio agradecer, pedir bênçãos, proteção e a intercessão de Nossa Senhora, junto de Deus, para que possa pedir por nós, pelo povo de Pernambuco, e por eu e Raquel, para que a gente tenha muita coragem, discernimento e fé, para seguir em frente trabalhando pelo povo de Pernambuco", disse Priscila.
Após a missa, a governadora eleita e sua vice foram recepcionadas, na Casa Paroquial, para um café da manhã. Acompanharam também a agenda no Morro da Conceição o deputado federal Daniel Coelho; os vereadores Tadeu Calheiros, Doduel, Davi Muniz, Victor André Gomes, Felipe Alecrim, Júnior Bocão e Ronaldo Lopes, bem como a suplente de deputada estadual, Patrícia Domingos.