Informações publicadas no blog Ana Flor, do G1, apontam que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se encontrar nesta sexta-feira (23) com a senadora Simone Tebet (MDB). A parlamentar, que é cotada para assumir um ministério no novo governo, deve tratar deste tema na reunião com o petista.
Nos bastidores, comenta-se que Lula deve apresentar duas opções a Tebet: o Ministério do Meio Ambiente ou o do Planejamento. O MDB desejava que a senadora fosse indicada para o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, mas o PT resistiu ao arranjo e o futuro presidente anunciou Welington Dias (PT) para o posto.
Simone Tebet estaria hesitante em aceitar a pasta do Meio Ambiente, por este ser um ministério muito ligado à figura da deputada eleita Marina Silva (Rede). O Planejamento, por sua vez, seria mais interessante para a parlamentar, segundo interlocutores ouvidos pela coluna.
A emedebista foi uma figura crucial para a vitória de Lula no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). Ela ficou em terceiro lugar na primeira fase da disputa e apoiou o petista na segunda.
Nesta quinta (22), a cúpula do MDB e Lula deixaram claro que Tebet não vai ocupar nenhuma cota dos dois ministérios exigidos para o chamado 'apoio de bancada' ao governo eleito.
- LULA vai tirar EMPRESAS da lista de PRIVATIZAÇÕES; confira quais são
- Camilo não descarta Centrão no FNDE e diz que prioridade será educação básica; futuro ministro revela prioridade do MEC no governo Lula
- TRANSIÇÃO LULA: veja tudo que foi encontrado no governo BOLSONARO e o que equipe de LULA quer mudar
Espera-se que, além da vaga da senadora, os emedebistas fiquem com o Ministério das Cidades e o de Transportes.