NOVO MINISTRO DA DEFESA: José Múcio assume Defesa e diz que Forças Armadas sempre se posicionaram "em defesa da Paz e da democracia"

Múcio destacou que as Forças Armadas são instituições de Estado
JC
Publicado em 02/01/2023 às 17:04
José Múcio, futuro ministro da Defesa de LULA elogiou Bolsonaro? Confira declaração Foto: EVARISTO SA / AFP


O pernambucano José Múcio Monteiro pariticipou, nesta segunda-feira (2), em Brasília, da cerimonia oficial que lhe conceceu o título de ministro da Defesa neste terceiro governo Lula (PT). Pasta cobiçada pelos interesses do anterior governo, a Defesa, sob o comando de Múcio, deverá prezar pelo respeito às tradições e cultura dos militares, respeitando a democracia e o pacifismo do País, segundo afirmou o próprio ministro. 

"Nosso país possui tradições pacíficas. Apesar de sua relevante dimensão geopolítica, o Brasil e suas Forças Armadas sempre se posicionaram a serviço da paz, da democracia, do respeito às instituições e da cooperação com os seus vizinhos”, disse José Múcio. 

Múcio destacou ainda que as Forças Armadas são instituições de Estado e prezou pela manutenção do planejamento que já vinha sendo desenvolvido. 

"Procurarei igualmente incrementar o intercâmbio das estruturas militares com a base industrial da defesa brasileira e com meio acadêmico de modo a estimular a evolução técnica, tecnológica, científica e comercial e com isso contribuir para o desenvolvimento nacional”, afirmou. 

QUEM É JOSÉ MÚCIO MONTEIRO

O novo ministro da Defesa iniciou sua carreira política com três mandatos como deputado federal pelo antigo PFL, antes de migrar para o PTB e obter mais duas reconduções à Câmara Federal. Foi pelo partido de Roberto Jefferson - a quem defendeu, na posição de líder do partido, durante o caso do Mensalão - que Monteiro foi alçado à posição de líder do governo petista na Casa.

A partir de novembro de 2007, assumiu o cargo de ministro da Secretaria das Relações Institucionais, ficando ao lado de Lula no Palácio do Planalto até ser indicado em 2009 para uma cadeira no Tribunal de Conta da União (TCU), onde permaneceu até sua aposentadoria antecipada, no fim de 2020.

Com sua saída da Corte de Contas, ele chegou a ser sondado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir um cargo em seu governo, mas não aceitou. Na solenidade que marcou sua despedida do órgão, o atual presidente chegou a declarar que era "apaixonado" pelo futuro ministro de Lula, ao relembrar os anos que passaram juntos no Congresso.

Já praticamente consolidado como ministro, Monteiro foi inclusive elogiado publicamente pelo vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que disse não ver problemas em um civil retornar ao comando da Pasta - uma tradição que vinha desde que o Ministério da Defesa foi criado em 1999, mas que foi rompida pela indicação apenas de militares para o cargo a partir de fevereiro de 2017.

TAGS
governo Lula José Múcio Ministério da Defesa
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory