A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e a vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), convocaram uma reunião com senadores e deputados federais pernambucanos para tratar, entre outros temas, da conclusão da ferrovia da Transnordestina. As reuniões acontecem no Palácio do Campo das Princesas, às 13h e 16h, respectivamente.
O encontro, que havia sido proposto pelo deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), é para que os parlamentares e o Executivo estadual tracem uma estratégia para pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a garantir que o Ramal Suape-Salgueiro saia do papel.
Mendonça Filho rememorou que, na época em que foi governador de Pernambuco, o presidente petista havia afirmado o compromisso de realizar a obra contemplando o Estado.
"Lula tem que cumprir o compromisso com Pernambuco de construir o ramal pernambucano, anunciado em 2006, em Missão Velha, no Ceará. Na época participei deste anúncio como governador", afirmou, ressaltando que, passados 16 anos, "o presidente Lula volta ao poder e a obra continua no plano da ficção", criticou o deputado.
"Não podemos aceitar calados que Pernambuco seja passado para trás e fique de fora da Transnordestina, em consequência de uma articulação na surdina de lideranças políticas do Ceará ou de outros estados do Nordeste", afirmou Mendonça, em referência ao atual projeto que tem sido defendido pelos governadores Elamano de Freitas (Ceará) e Rafael Fonteles (Piauí) - ambos do PT.
Mendonça Filho também destacou que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia concedido a autorização para que a obra pudesse ser viabilizada pela iniciativa privada.
"Com apoio político da bancada e dos ministros pernambucanos, a governadora Raquel Lyra pode criar as condições junto ao Governo Federal para fazer a obra numa parceria publica privada ou numa ação de obra basicamente privada", defendeu, ressaltando que, se o ramal pernambucano virar realidade, fará integração entre o sul do Piauí e Suape, transportando minério de ferro, grãos e produtos para o polo avícola da região.
Vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade) está recolhendo assinaturas para formalizar uma Frente Parlamentar Mista que vai tratar da Transnordestina, principalmente no que diz respeito à ferrovia Transertaneja, cujo trecho prevê ligar o interior do Piauí ao Porto de Suape.
“Não tenho dúvidas de que garantir Pernambuco no projeto seja prioridade do presidente Lula. Ele comentou sobre a importância e a fundamentalidade para o desenvolvimento da região, promovendo esse crescimento ferroviário. Isso vai aproximar o Nordeste”, declarou a parlamentar.
Ainda segundo Maria, a fala de Lula destacando a importância da Transnodestina foi dita durante encontro do presidente com as lideranças do governo, no último dia 2 de fevereiro. Na ocasião, a deputada pernambucana foi oficializada como uma das vice-líderes do governo na Câmara.
A governadora Raquel Lyra esteve em Brasília, nessa terça-feira (7), em reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes.
Na ocasião, a chefe do Executivo defendeu que a obra da ferrovia Transnordestina seja executada e concluída dentro do contrato de concessão, pleiteando que o Ramal Suape-Salgueiro volte a integrar o projeto da ferrovia e que os investimentos a serem feitos contemplem todos os trechos envolvidos.
“A Transnordestina é uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento econômico da região Nordeste. Ela vai integrar o Nordeste aos quatro cantos do Brasil, potencializando a produção e a competitividade dos nossos portos. Defendi essa tese na reunião do Consórcio Nordeste e levei a Transnordestina como projeto prioritário para Pernambuco no encontro que os governadores tiveram com o presidente Lula. Hoje estou aqui em busca de viabilizar a obra no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e junto à concessionária”, ressaltou a governadora.
"Estão muito claras as prioridades do presidente Lula. Há a preocupação de que o projeto por inteiro seja garantido, mesmo que ele seja inicialmente conduzido pela parte que já está pactuada, mas temos o compromisso de atender Pernambuco", assegurou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Segundo o MIDR, o projeto da Transnordestina está orçado em R$ 14,9 bilhões. A extensão da obra no trecho de Pernambuco é de 206 quilômetros. A obra por completo tem 1.753 quilômetros de extensão em linha principal.
A ferrovia passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Quando concluída, a Transnordestina terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano e irá promover a integração nacional e incentivar a produção local, sobretudo de minério e grãos, gerando dinamismo na economia do Nordeste.